13/04/2018 às 19h04min - Atualizada em 13/04/2018 às 19h04min

Estudante de agronomia da Uespi participa de intercâmbio na Itália

Lucrécia é técnica em agropecuária pela Escola Família Agrícola do Soinho (EFA) e tem experiência com trabalhos sociais e agricultura familiar

CCOM

A estudante do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Lucrécia Pacheco, foi convidada pelo Dipartimento di Scienze Agrarie da Universita di Bologna (Unibo), na Itália, para participar de um programa de intercâmbio na instituição europeia. O programa tem duração de seis meses - de março a setembro deste ano - e ao término do período, Lucrécia retornará ao Piauí para concluir sua graduação. 

Neste primeiro momento, a estudante está se integrando a projetos que dizem respeito à horticultura. Segundo ela, a chegada na Unibo foi acolhedora. “O intercâmbio me proporciona conhecimento técnico-científico, além disso me oportuniza o aprendizado de uma nova língua”, conclui a piauiense que está trabalhando em sua pesquisa intitulada de “Análise agronômica e ambiental dos sistemas de cultivo em ambiente urbano: multifuncionalidade e a contribuição para a segurança alimentar”.

Lucrécia é técnica em agropecuária pela Escola Família Agrícola do Soinho (EFA) e tem experiência com trabalhos sociais e agricultura familiar. “O projeto no qual estou envolvida tem mais de dois anos, é o terceiro ciclo de experimentação. As temáticas envolvidas são: gestão sustentável e eficaz do uso da água; tecnologias de alta eficiência hídrica;segurança alimentar: relação entre a água e as culturas”, comenta.

A estudante diz que as culturas de referência que serão utilizadas nos experimentos são a de alface e tomate. “Será feita uma comparação de diferentes métodos de cultivo do solo e fora do solo, a fim de identificar as tecnologias inovadoras que garantem o uso eficiente dos recursos naturais”, afirma.

De acordo com a orientadora da aluna, Francineuma Ponciano, Lucrécia participará da implantação e execução de atividades pela Unibo. “Dentre seus trabalhos, ela desenvolverá parte das avaliações agronômicas da sua pesquisa que se trata da Tese de Doutorado do senhor Michelon Nicola, que passou uma temporada em Teresina, desenvolvendo projetos de pesquisa e ações sociais junto a agricultura familiar por meio da Fundação Padre Antônio Dante Civiero, (Funaci) ”, comenta.

Ponciano afirma ainda que esta é uma grande oportunidade profissional fazer parte de um projeto que dentre outros benefícios fortalece a internacionalização da Uespi. “Ele amplia os acordos de cooperação com instituições estrangeiras, bem como prepara os estudantes, enriquecendo sua formação num mundo globalizado e proporciona a aquisição de conhecimentos internacionais e interculturais para trocar experiências”, conclui.

Lucrécia conta com o orientador na Unibo, o professor Giorgio Prosdocimi Gianquinto, que auxiliará no desenvolvimento de seus projetos na Itália. Seu ingresso no intercâmbio foi por meio de uma carta convite que chegou à Uespi direcionada à estudante.

O intercâmbio na Uespi

A Uespi firmou recentemente uma parceria para colaboração científica, tecnológica e cultural entre Brasil e Itália, por meio da aprovação e assinatura, em 11 de dezembro de 2017, do Protocolo de Intenções entre a Fundação Universidade Estadual do Piauí (Fuespi) e o departamento de Ciências Agrícolas da Universidade de Bologna (Unibo) na Itália.

Essa parceria objetiva promover o Intercâmbio de professores, técnicos e estudantes da universidade e implementação de projetos educacionais de pesquisa e extensão. Considerando a importância do intercâmbio de docentes e discentes para fortalecer e ampliar os acordos de cooperação com instituições estrangeiras.

Considerando ainda, que a vivência no exterior é capaz de mudar a perspectiva de mundo dos alunos, pelos novos conhecimentos socioculturais. Além de enriquecer o próprio aluno durante sua trajetória acadêmica, pode contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, segurança alimentar e com o desenvolvimento técnico-científico regional por meio da adoção e transferência.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »