14/04/2018 às 11h50min - Atualizada em 14/04/2018 às 11h50min

IFPI Corrente instala Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia

IFPI

Para ampliar e aprimorar a coleta e monitoramento meteorológico na região do extremo sul piauiense a direção do Instituto Nacional de Meteorologia  (INMET) e a direção do Campus Corrente firmaram convênio para a instalação de uma estação meteorológica de superfície na área do campus. Essa ação tem como objetivo preencher um “vácuo” na cobertura da Rede Nacional de Monitoramento Meteorológico na região, que engloba o sul do Piauí, oeste da Bahia, norte do Tocantins e sudeste do Maranhão. 

"A instalação da estação servirá como objeto de estudo e de coleta de dados para as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação ofertados pelo Campus Corrente. Os cursos do eixo de recursos naturais ofertados pela instituição, além de inúmeros cursos ofertados pelo campus da Universidade Estadual do Piauí, certamente terão importante ferramenta de trabalho com os dados coletados e disponibilizados pela nova estação meteorológica" comentou o diretor geral do campus, Laécio Barros Dias.

De acordo com Raimundo Jaildo dos Anjos, cordenador do INMET, para a escolha do local de instalação da nova unidade, um dos fatores decisivos foi o fato de o IFPI ofertar cursos que têm relação direta com os benefícios da tecnologia disponível com a concretização do trabalho. “ Optamos por esse campus do IFPI, haja vista que alguns cursos (Gestão Ambiental, Meio Ambiente e Técnico em Agropecuária) oferecidos pelo campus seriam beneficiados com os dados meteorológicos da estação automática”, completou.

Para instalar a estação meteorológica, coube ao IFPI os custos iniciais, que envolveram a construção de cercado com área de aproximadamente de 100 metros quadrados, com aterro e plantio de grama. Já o INMET arcou com todos os outros custos e com as inspeções técnicas da estação.

Participaram do projeto a Reitoria e as Pró-reitorias de Desenvolvimento Institucional e de Administração, com a alocação de recursos para a construção do cercado, o Departamento de Engenharia do IFPI, com suporte técnico, e a equipe de servidores do Departamento de Administração do Campus Corrente, que conduziram os procedimentos necessários à contratação do serviço.

Instituto Nacional de Meteorologia – INMET - é um órgão da Administração Pública Federal vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. Tem como missão institucional “prover informações meteorológicas à sociedade brasileira e influir construtivamente no processo de tomada de decisão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País”. O INMET disponibiliza um "Sistema de Coleta e Distribuição de Dados Meteorológicos (temperatura, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, pressão atmosférica, precipitação, entre outras variáveis) que é dotado de estações de sondagem de ar superior (radiossonda), estações meteorológicas de superfície e a maior rede de estações automáticas da América do Sul”. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »