28/04/2018 às 15h42min - Atualizada em 28/04/2018 às 15h42min

LUTO: Morre o Bispo Emérito de Bom Jesus, Dom Ramón Lopez

Portal Corrente

Faleceu na manhã deste sábado, 28 de abril, por falência múltipla de órgãos no Hospital Universitário de Teresina, o Bispo Emérito de Bom Jesus do Gurguéia, Dom Ramón Lopez Carrozas.

Dom Ramon Lopes Carrozas nasceu no dia 31 de agosto de 1937 em Sarria (Lugo-Galicia), Espanha. Pertencente à Ordem de Nossa Senhora das Mercês, Padres Mercedários, realizou estudos Filosóficos e Teológicos no Mosteiro Mercedário de Poyo, em Pontevedra, Espanha. Teve sua Profissão Solene na Ordem Mercedária em 03 de setembro de 1958, no Mosteiro de Poyo e Ordenação Sacerdotal a 10 de abril de 1960, no Mosteiro Mercedário de Poyo.

Concluiu o Mestrado em Teologia Dogmática em Salamanca, no ano de 1961, na Espanha. Chegou ao Brasil em 03 de fevereiro de 1967 e trabalhou no Piauí, na evangelização e na educação, de 1967 a 1972. Foi Pároco no Rio de Janeiro, na Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, de 1972 a 1979; Bispo Auxiliar na Diocese de Bom Jesus do Gurguéia de 1979 à 1989 e desde então assumiu a posição de Bispo Diocesano. Seu Lema Episcopal era “Servire non Serviri”. Há4 anos era Bispo Emérito na Diocese de Bom Jesus/PI.

 

VELÓRIO E SEPULTAMENTO

O velório acontecerá a partir desde domingo, 29, no Santuário Bom Jesus da Boa Sentença.

O sepultamento está marcado para às 16h do dia 1º de maio, na Catedral de Nossa Senhora das Mercês, precedido de cortejo fúnebre processional e Missa de Corpo Presente.

O anúncio da morte do Bispo gerou grande comoção na comunidade católica do Extremo-Sul, e diversos órgãos manifestaram nota de pesar.

 

 

ORDEM MERCEDÁRIA NO BRASIL

COMUNICADO

É com pesar que comunicamos o falecimento de DOM RAMÓN LOPEZ CARROZAS, O. de M., Bispo Emérito de Bom Jesus do Gurguéia. Que Deus acolha este homem santo.

Dom Ramón foi o 5º BISPO DA DIOCESE de Bom Jesus – 1989 –2014

Nasceu na Espanha em 31 de agosto de 1937

Bispo Emérito - Residia em Bom Jesus-PI

Sua ordenação Sacerdotal foi em abril de 1960.

 

Prefeitura Municipal de Bom Jesus - Piauí

Nota de pesar

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus lamenta profundamente e decreta luto oficial de três dias pelo falecimento, neste sábado (28), aos 80 anos, em Teresina (PI), de Dom Ramón Lopez Carrozas, bispo emérito da Diocese de Bom Jesus. Espanhol, natural de Sarria, dedicou-se à vida pastoral em nossa cidade, contribuindo extraordinariamente para o desenvolvimento e a inclusão social em todo o Sul do Piauí. Que Deus conceda forças aos bonjesuenses, certamente consternados com tamanha perda, seus familiares e amigos neste momento de imensa dor.

Prefeitura Municipal de Bom Jesus

 

 

PARÓQUIAS DE RIACHO FRIO

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Benedito, leigos e seu pároco, Pe. Gemilton, se juntam a todos os demais em oração como forma de gratidão a Deus pelo ministério do nosso saudoso e querido Bispo Dom Ramón López Carrozas, que hoje é luz no nosso meio!

Estaremos em vigília e oração em homenagem a ele!

O padre Gemilton convida a todos os paroquianos para celebrarmos juntos a santa missa em sua intenção amanhã, 29/04/2018, às 19:30, na Igreja Matriz!

Descanse em paz, Dom Ramón! Esta paróquia é grata por tudo que fizeste para conosco durante o seu ministério!

 

 

PREFEITURA DE GILBUÉS

Nota de pesar pelo falecimento de DOM RAMÓN LOPES CARROZAS.

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14, 6)

A Prefeitura Municipal de Gilbués e toda sua população recebe com pesar a notícia do falecimento, de Dom Ramón Lopes Carrozas, bispo emérito de Bom Jesus do Gurguéia – PI, ocorrido nesta manhã, 28 de abril de 2018.

A nossa cidade manifesta solidariedade aos familiares de Dom Ramón Lopes Carrozas e a todo o povo de Bom Jesus. Em preces, suplica ao Pai Misericordioso que acolha este nosso irmão e faça brilhar para ele a luz eterna.

“Nós cremos na vida eterna e na feliz ressurreição”.

Em Jesus ressuscitado,

Léo Matos

Prefeito de Gilbués

28/04/2018, Gilbués-PI.

 

PREFEITURA DE CURIMATÁ

NOTA DE PESAR

É com bastante pesar que recebemos a notícia do falecimento do Bispo Emérito da Diocese de Bom Jesus, Dom Ramón Lópes Carrozas neste sábado, 28 de abril de 2018, aos 80 anos, em Teresina-PI.

De nacionalidade espanhola, sagrou-se Bispo em Roma na data de 26 de abril de 1979, dando um impulso à Diocese nas Pastorais, colaborando grandiosamente para nossa região.

A Prefeitura Municipal de Curimatá DECRETA luto oficial de 3 (três) dias.

Valdecir Rodrigues de Albuquerque Júnior.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »