02/05/2018 às 11h16min - Atualizada em 02/05/2018 às 11h16min

Sepultamento de Dom Ramón atrai multidão a Bom Jesus

Fort Notícias, edição: Portal Corrente.

A Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Bom Jesus, ficou pequena para acomodar a multidão que foi dar o último adeus ao bispo Don Ramón Lopez Carrozas, falecido no último dia 28 de abril. Católicos e protestantes de vários municípios da região e do estado do Piauí participaram do enterro do missionário que escolheu o Extremo Sul do Piauí para pregar o evangelho por mais de 50 anos, desde 1967.

Na missa de corpo presente presidida pelo Bispo Dom Marcos Tavoni, da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, estavam presentes  representantes das 26 paróquias, 40 padres e os bispos das dioceses do estado do Piauí. Dom Jacinto Brito, de Teresina; Dom Plínio José, de Picos; Francisco Gabriel, de Campo Maior; Dom Edivalter, de Floriano; Dom Eduardo, de São Raimundo Nonato, além do Provincial Nacional da Ordem Mercedária, John Londery e comunidades católicas de vários municípios do Extremo Sul do Piauí, onde Dom Ramom atuou.

Para o padre Anísio Marques, da Paróquia Divino Espírito Santo, de Corrente, ordenado por Dom Ramóm há 22 anos, o bispo deixa um grande legado na formação dos padres desta região. Em seu bispado ordenou mais de 20 padres. “Para mim o seu maior legado é o exemplo de simplicidade e o zelo pastoral” disse o pároco de Corrente.

Segundo Dom Marcos Tavoni o lema de Dom Ramón era “Servir e não ser servido”. Assim, definiu o homem que realizou um grande trabalho missionário no Extremo Sul do Piauí. “Tudo que ganhou distribuiu”, pontou.

Tavoni fez um breve relato da vida de Dom Ramón, desde a sua chegada na região em em 1967, enfrentando dificuldades em estradas ruins, passando por seu trabalho de evangelização em lombos de burros (‘Morena” apelido da Burra), até os últimos anos, exercendo o papel de líder da comunidade católica na região.

Dom Ramón foi enterrado nesta terça-feira, às 16h, na sede da catedral de Bom Jesus ao lado do bispo Dom José Vázquez, morto em 1989.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »