25/05/2018 às 17h22min - Atualizada em 25/05/2018 às 17h22min

Jesualdo Cavalcanti é um dos 14 constituintes homenageados pela OAB na abertura do II Congresso de Estudos Políticos

OAB/PI

Com auditório lotado, a abertura do II Congresso de Estudos Políticos e Constitucionais da OAB-PI, ocorrida na noite dessa quinta-feira (24), levou estudantes e operadores do Direito à refletir acerca dos 30 anos da Constituição Federal. Durante a solenidade, foram homenageados os 14 parlamentares piauienses que participaram da construção da Carta Magna brasileira, em 1988, entre eles Jesualdo Cavalcanti Barros. 

Para o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, a homenagem é um pequeno gesto para reconhecer o importante trabalho desses parlamentares. “Há 30 anos (os parlamentares) fizeram debates e estabeleceram com a sociedade uma discussão profícua e deixaram ao Brasil um documento importante e que ainda precisa ser construído diariamente pelos operadores do direito, por nós advogados e por todos os cidadãos, que precisam conhecer esse documento histórico que é um grito de liberdade, em busca da redemocratização e, principalmente, por inclusão”, disse.
 


 

Além de Jesualdo Cavalcanti, receberam a homenagem da OAB-PI os parlamentares-constituintes: Átila Freitas Lira, Felipe Mendes de Oliveira, Jesus Elias Tajra, José Luiz Martins Maia, Mussa de Jesus Demes (in memoriam), Myriam Nogueira Portella Nunes, José Francisco Paes Landim, Heráclito de Sousa Fortes, Paulo de Tarso Tavares Silva, Hugo Napoleão do Rego Neto, João Calisto Lobo (in memoriam), Álvaro dos Santos Pacheco e Francisco das Chagas Caldas Rodrigues.
 

Felipe Mendes falou em nomes dos homenageados e destacou que elaborar a Constituição de 1988 foi um trabalho muito intenso, com duração de aproximadamente 20 meses ininterruptos. “Gostaria de lembrar para os que nasceram depois que antes de discutir ou estudar o texto da Constituição é preciso conhecer ou saber as circunstâncias que levaram a esse documento, não só no Brasil como no mundo”, frisou ao apresentar todo o contexto histórico da época, como as Diretas Já e a Lei da Anistia.


Felipe Mendes e Jesualdo Cavalcanti Barros


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »