05/07/2018 às 11h00min - Atualizada em 05/07/2018 às 11h00min

Equipe do IFPI de Corrente se classifica para final da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Equipe será a única representante do Piauí na competição

Viviane Setragni
Portal Corrente

Uma equipe de estudantes do IFPI Campus Corrente será a única representante do estado do Piauí classificada para participar da etapa final da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Ao todo, 311 equipes de todo o país foram convocadas.

A equipe de Corrente, intitulada "Esperança Garcia", é composta pelos estudantes Filipe Rodrigues, Roseanna Alves e Kalyne Aguiar, sob a orientação do professor Marciano Andrade. 

O professor destaca que, das 341 equipes do estado inscritas, a Esperança Garcia 1770 foi a única classificada, o que lhe enche de orgulho. "Feliz demais por estar com essa galera e feliz ainda por podermos homenagear com nosso nome, "Esperança Garcia 1770", nossos irmãos escravizados no Estado, além de carregarmos o nome de uma das mulheres emblemáticas de nossa historia", coloca o professor Marciano. 

Ao todo, 311 equipes foram convocadas. O Ceará é o estado com maior número de finalistas (118 equipes); seguido do Rio Grande do Norte (46 equipes); São Paulo (44 equipes), Pernambuco (34) e Bahia (12 equipes). Somente os quatro estados nordestinos correspondem juntos a 67% do número total de finalistas na competição.

A final da 10ª edição da ONHB será realizada nos dias 18 e 19 de agosto, na Unicamp. No primeiro dia (sábado), as equipes realizam a prova dissertativa presencialmente durante a manhã, sem a presença do professor que participam de uma palestra ministrada por um convidado. O resultado é comunicado na manhã de domingo em uma cerimônia festiva onde são distribuídas 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, de acordo com a pontuação. Os demais recebem medalhas de honra ao mérito.

 
Estado com o maior número de equipes classificadas foi o Ceará

Sobre a  Olimpíada Nacional em História do Brasil 
 

A olimpíada teve início em maio com a participação de 14,3 mil equipes, um total de 57,5 mil inscritos de todos os estados brasileiros. A edição de 2018 atingiu seu recorde de participações, com 18% de equipes a mais que no ano anterior.

Para a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello, o projeto pode contribuir de forma significativa com o aprendizado da História em sala de aula. “A ONHB foi pensada para incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos. Para isso, oferecemos informações, textos, imagens e mapas para serem analisados e pesquisados para a elaboração das respostas”, afirmou.

As equipes são compostas por um professor de História e três alunos. A competição é aberta a estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio – escolas públicas ou particulares. A ONHB contou com seis fases online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas foram respondidas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.

A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Em 2018, em sua 10ª edição, consolidou-se com uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Com uma proposta totalmente inovadora, tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos, por meio de pesquisa, da busca por informações, textos, imagens e mapas. A participação também permite o envolvimento entre colegas e o professor. Tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp. 



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »