27/07/2018 às 08h42min - Atualizada em 27/07/2018 às 08h42min

O mais longo eclipse do século ocorre nesta sexta

Todo o Brasil poderá ver pelo menos uma parte do espetáculo e o tempo vai colaborar em quase todo o país. Saiba tudo sobre o eclipse lunar total de 27/7/2018.

Terra

Ao anoitecer de 27 de julho de 2018, a Lua cheia aparecerá diferente no horizonte: estará eclipsada pela sombra da Terra e por isso não será clara e brilhante, como são as Luas cheias. A Lua cheia ficará escurecida, em tons de marrom ou avermelhados e daí veio a expressão "Lua de sangue". O tom avermelhado (de "sangue") ocorre naturalmente por causa da interação da luz solar com a atmosfera da Terra. Quando esta interação ocorre no fim da tarde, ao entardecer, os raios de sol estarão interagindo com a camada mais baixa da atmosfera terrestre, que tem muitas partículas que "espalham" os tons de vermelho.  

Todo o Brasil poderá ver este eclipse lunar total, considerado o mais longo do século, mas não na sua totalidade. Não veremos as fases iniciais, que são os primeiros eclipse penumbral(1) e eclipse parcial (2) da Lua. Quando a Lua estiver nascendo, surgindo no horizonte, já estará na fase principal, totalmente eclipsada (3). Depois, veremos os segundos eclipse penumbral (4) e eclipse parcial da Lua (5).

 

Esquema das fases do eclipse lunar total

Esse será o eclipse mais longo neste século, o que significa o maior tempo com Lua na umbra da Terra, que será de 1h42min57s. Mas o tempo total das fases visíveis no Brasil será de pouco mais de 3 horas.

O professor Marcos Calil, coordenador científico do NOC (Núcleo de Observação do Céu), em Santo André, explica que, ao anoitecer de 27/7/2018, grande parte do Brasil verá a Lua nascendo no momento do eclipse total e depois verá um eclipse parcial e um penumbral. Somente o extremo oeste do Brasil (Acre) e extremo oeste da Amazônia irão ver apenas o eclipse parcial, onde a Lua irá nascer no horizonte no momento do eclipse parcial."

Em locais do planeta onde todas as fases do eclipse lunar total de 27/7/2018 serão visíveis, como a maior parte da África, nos países do Oriente Médio, na Índia, o espetáculo no céu vai se prolongar por mais de 6 horas!

Na Cidade do Cabo, na África do Sul, no extremo sul do continente africano, em Dubai, ou em Nova Deli, capital da Índia, o eclipse lunar vai durar 6 horas e 14 minutos.
 

 

Esquema de visibilidade do Eclipse lunar total de 27-28/07/2018
 

No fim da tarde, fique de costas para o lado onde o sol se põe. Na sua frente estará o lado que a Lua vai aparecer no horizonte. Mas preste atenção para que não tenha prédios na sua frente, que possam atrapalhar a visão da Lua.

No Brasil, vamos começar a apreciar apenas depois das 17 horas (horário de Brasília), quando a Lua estiver aparecendo no horizonte.

O professor Marcos Calil, coordenador científico do NOC (Núcleo de Observação do Céu), em Santo André, fez um "roteiro" do que se verá do eclipse, e a que horas, para quem estiver na região da Grande São Paulo.  

14h14min - Início do eclipse penumbral (não visível no Brasil)

15h24min - Final do eclipse penumbral e início do eclipse parcial (não visível no Brasil)

16h30min - Final do eclipse parcial e início do eclipse total  (não visível no Brasil)

17h21min - Máximo do eclipse total  (no Brasil, visível somente em Fernando de Noronha, sendo que por lá será 18h21min por conta do fuso horário)

17h38min - Nascer da Lua na cidade de Santo André e cidades vizinhas (São Paulo, São Bernardo, São Caetano, Diadema, etc)

17h41min - Melhor momento de observação do eclipse total no Grande ABC e São Paulo

18h13min - Fim do eclipse total e início do eclipse parcial (visível em quase todo o Brasil, incluindo São Paulo)

19h19min - Fim do eclipse parcial e início do eclipse penumbral (visível em todo o Brasil)

20h28min - Fim do eclipse penumbral (visível em todo o Brasil)

O professor Marcos Calil e o NOC farão a transmissão ao vivo do evento a partir das 14h30 (Brasília). Você poderá acompanhar no link: 

Todo o Brasil poderá ver este eclipse lunar total lunar de 27/28 de julho de 2018, mas não em sua totalidade, com todas as suas fases. Quanto mais próximo do litoral leste do país (costa leste do Nordeste, áreas próximas ao litoral do Sudeste e do Sul, maior será o tempo de visualização do fenômeno.

Entre as capitais, se não houver problema com nebulosidade, o maior tempo de visualização será em Recife, onde o evento terá duração total de 3h14min, com início às 17h15min, em Natal, onde o eclipse começa às 17h19 e terá duração de 3h09min, e em João Pessoa, onde o eclipse total lunar poderá ser visto por 3h12min, a partir de 17h16min.

Em São Paulo, o eclipse total lunar de 27 de julho de 2018 terá duração total de 1h49min, começando às 17h41min.

Em Porto Alegre, o eclipse total lunar começa às 17h42min e terá duração de 2h42min.

Em Brasília, o eclipse total lunar terá início às 17h57min e ocorre durante 3h31min.

Em Manaus, o evento terá duração total de 1h23min e começará às 18h05 de 27/77/18.

O ar seco que predomina sobre o Brasil dificulta a formação de nebulosidade. No fim da tarde e na noite de 27 de julho de 2018, a maioria das áreas do país terá pouca nebulosidade, o que vai favorecer a apreciação de todo o eclipse total lunar.  Porém, o excesso de nebulosidade poderá atrapalhar a apreciação do eclipse total lunar no nordeste do Rio Grande do Sul, no centro-sul e leste de Santa Catarina e no leste do Paraná, incluindo as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. A região entre Natal, João Pessoa e Recife também poderá ter problemas com muitas nuvens e até chuva durante o eclipse. No Norte, há risco de muita nebulosidade e chuva no norte do Pará, norte do Amazonas, Amapá e Roraima, incluindo as capitais.

 

Foto: Climatempo

Horários do eclipse na sua cidade

O site www.timeanddate.com/eclipse/ é uma ótima referência para saber como o eclipse lunar total ocorrerá em qualquer local do planeta. A consulta é fácil e rápida. Escreva o nome da sua cidade (place or country)  no campo de pesquisa (search) e terá todos os detalhes. O site é todo em inglês.

O professor Marcos Calil dá a dica para o próximo eclipse visível no Brasil. "Será um eclipse lunar total, em 20 de janeiro de 2019, iniciando às 23h36min30s e terminando às 04h48min00s."

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »