18/09/2013 às 15h28min - Atualizada em 18/09/2013 às 15h28min

Equipe de Arqueólogos realiza estudos em Corrente

Projeto está ligado à licença prévia da Linha de Transmissão Miracema Sapeaçu

Portal Corrente

Uma equipe de arqueólogos, da PRESERVAR Arquelogia, estiveram de passagem por Corrente nesta terça-feira (17), com o intuito de levantar informações sobre  potencial arqueológico da região.  O estudo faz parte do Projeto de Diagnóstico Arqueológico Interventivo e Educação Patrimonial nas Áreas de Influência da Linha de Transmissão Miracema Sapeaçu e Subestaçoes  Associadas, que terá início em Miracema, no estado do Tocantins, passará pelos estados do Maranhão, Piauí até chegar à cidade de Sapeaçu, no estado da Bahia.

De acordo com o Arqueólogo Maurício, em toda a área em que a linha de transmissão irá passar o estudo será feito num perímetro de 5km, colhendo informações sobre achados históricos que comprovem a presença humana no passado, como desenhos em pedras (itaquatiaras), pedras lascadas, artefatos cerâmicos, assim como indícios de locais onde existiram fazendas, senzalas, vestígios de expedições e caminhos. Ainda de acordo com o arqueólogo, a pesquisa  é uma necessidade legal e está dentro dos estudos de impactos ambientais e serve para preservar as potenciais regiões de sítios arqueológicos, para que as obras a serem realizadas não danifiquem estes locais. Maurício ainda esclarece que se trata de um estudo inicial, ligado à licença prévia do empreendimento, e posteriormente haverá o cadastramento de fato dos sítios arqueológicos, onde o local exato da instalação das torres será cuidadosamente analisado para que não se cause nenhum dano a estes sítios arqueológicos.

Embora a pesquisa esteja  ligada ao empreendimento, os arqueólogos afirmam que farão o possível para cadastrar todas as áreas próximas em que sítios arqueológicos sejam identificados, independente de estarem dentro do perímetro das obras.

O historiador Edilson Araújo avalia que Corrente será diretamente beneficiada, pois além dos seus estudos sobre a Fazenda Mocambo, que sugerem que  a origem  da colonização do Piauí teve início pela região Sul, com amostras já coletadas pelo IPHAN, há também os fósseis da preguiça gigante, encontrados na localidade de Riacho Grande, onde arqueólogos da Universidade Federal do Piauí estiveram na região realizando estudos e coletando amostras. “Esses estudos e registros podem ser um importante marco na história de Corrente”, declarou o historiador.

A Linha de Transmissão Miracema Sapeaçu terá um total de 1.816 quilômetros de extensão, sendo 408 quilômetros somente no estado do Piauí. Além de Lizarda (TO) e Alto Parnaíba (MA), a rede elétrica passará por Santa Filomena (PI), Gilbués (PI), Corrente (PI), Formosa do Rio Preto (BA), Barreiras (BA), Bom Jesus da Lapa (BA), Ibicoara (BA) e, finalmente, Sapeaçu (BA). Segundo a Aneel, a obra tem prazo de conclusão de 36 meses.

O objetivo do empreendimento, com potência de 500kV, é ampliar a capacidade de integração da região Norte e Nordeste com a região Sudeste, em função da geração de energia oriunda das Bacias dos Rios Xingu, Tocantins e Tapajós, juntamente com montante de geração eólica dos últimos leilões de energia.

A próxima etapa do projeto está prevista para o mês de janeiro de 2014.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »