30/10/2018 às 17h42min - Atualizada em 30/10/2018 às 17h42min

Corrente sediará Fórum Regional Ideb 2019 – Estratégias para Elevação dos Resultados

Evento será realizado no dia 19/11 e discute soluções para o incremento do índice no ciclo 2018/2019

Credibile Assessoria

A divulgação do índice de Desenvolvimentismo da Educação Básica (Ideb) 2017, feito no mês de setembro pelo Ministério da Educação, mostra que alguns municípios do Piauí destacam-se em níveis regional e nacional. Porém, o desempenho médio das redes municipais de ensino ainda é considerado insatisfatório. Com o objetivo de discutir meios para o incremento deste índice no ciclo 2018/2019, a Educ@ Soluções Educacionais promove uma série de Fóruns Regionais com o tema “Ideb 2019 – Estratégias para Elevação dos Resultados”. No próximo dia 19, Corrente sediará a edição que reúne os municípios do Território Chapada das Mangabeiras.

O público-alvo do evento são gestores municipais de educação, técnicos de secretaria, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes da área de educação. A programação do Fórum prevê a exibição de cases de redes municipais do Piauí, análise de dados relativos a 2017 e discussão de estratégias para elevar o desempenho das escolas no atual ciclo do Ideb.

“Para que se possa avançar no Ideb, faz-se necessário o investimento em estratégias voltadas à melhoria da gestão escolar e da avaliação da aprendizagem, por exemplo. Estes Fóruns Regionais serão momentos para compartilhar conhecimentos e experiências que permitam obter um desenvolvimento educacional eficaz nos municípios piauienses”, adianta Cleire Amaral, uma das palestrantes do evento e consultora da Educ@.

“Além do que será compartilhado nos Fóruns, a Educ@ está preparada tanto para aprofundar a análise da situação do município, como para efetivamente propor, apoiar e monitorar estratégias para em curto, médio e longo prazos dar um salto qualitativo significativo no desempenho educacional”, diz a também palestrante e consultora da Educa Ana Célia Orsano.

Ideb

O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice é composto a partir de dados do Censo Escolar, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil, com o objetivo de acompanhar a evolução da educação e estabelecer o padrão de qualidade definido pelo Ministério da Educação como meta a ser atingida pelas escolas de todo o País. Desta forma, foi implantado com o intuito de induzir políticas educacionais e monitorar a qualidade do ensino, sintetizando dois dos maiores desafios da educação básica brasileira: elevar as taxas de rendimento (fluxo escolar) e melhorar a aprendizagem dos alunos.
 
Confira a programação
 

Local: Centro Cultural Coronel Benjamin José Nogueira
 
8h - Credenciamento/Café da manhã     
 
8h30 - Abertura  
 
9h     - Palestra Interativa 1: IDEB 2017 - Resultados das redes Municipais do Piauí
Ministrante: Cleire Amaral - Dra. em Educação
 
10h30 - Relatos de experiência dos municípios participantes
 
11h30 - Almoço
 
13h30 - Oficina de análise dos resultados 2017
Ministrante: Ana Célia Orsano - Dra. em Educação
 
 15h30 - 7 Estratégias para elevação do IDEB
* Diagnóstico
* Formação de professor
* Programa de Ensino
* Monitoramento
* Gestão escolar
* Avaliação da aprendizagem
* Reforço da aprendizagem  
 
17h30 - Encerramento

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »