23/03/2019 às 12h36min - Atualizada em 23/03/2019 às 12h36min

Parnaíba registra um dos maiores volumes de chuvas do Brasil

Cidade Verde

Nas últimas 24 horas as cidades do litoral piauiense Parnaíba e Ilha Grande registraram os maiores volumes de chuva do Brasil. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).


 

Segundo os índices do Cemaden, em Parnaíba choveu 256mm. Já em Ilha Grande o volume da chuva chegou a 250 mm. No ranking das cinco cidades onde mais choveu no Brasil aparece ainda as cidades de Humaitá (AM), Fernandes Tourinho (MG) e Florestal (MG).

O climatologista Werton Costa disse ao Cidadeverde.com que em 24 horas choveu em Parnaíba mais do que estava previsto para chover em um ano inteiro. O especialista afirma, ainda, que hoje e no fim de semana as chuvas no litoral continuarão intensas.

O Cemaden é órgão de monitoramento que trabalha em parceria com as defesas civis dos Estados. Os dados do Centro são utilizados para definir estratégias preventivas e urgentes de Defesa Civil.

O levantamento da prefeitura constatou que cerca de 300 residências foram atingidas com as chuvas. Uma grande parte na região do chamado Piscinão, no bairro Piauí. Até agora são 27 famílias transferidas para abrigos da Prefeitura.

Na manhã de sexta-feira (22) a prefeitura de Parnaíba decretou situação de emergência diante da intensa chuva que caiu na cidade. Vários bairros da cidade registram alagamentos e, segundo o Corpo de Bombeiros cerca de 20 famílias estão desabrigadas no município.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »