18/06/2019 às 09h35min - Atualizada em 18/06/2019 às 09h35min

Professor e alunos do IFPI Corrente desenvolvem sistema de automatização de poços artesianos

Após a instalação não houve mais a necessidade de um morador para acionamento da bomba e não houve mais ausência de água nas residências da localidade Santa Luzia.

Redação

No último dia 13, o Campus Corrente do Instituto Federal do Piauí concluiu a instalação de sistema de automatização de poços artesianos na localidade de Santa Luiza, em Corrente-PI.

O sistema é resultado da parceria firmada entre o campus e a Prefeitura Municipal de Corrente, através do prefeito Gladson Murilo Mascarenhas Ribeiro, em abril deste ano. E foi desenvolvido durante a disciplina de Tópicos Especiais em Inovação Tecnológica,  do 4º módulo do curso Técnico em informática, quando o professor da disciplina, Paulo de Oliveira Gomes Filho, envolveu os alunos, Adiane Souza Lustosa, Brenda Breatriz Lemos de Oliveira e Igor da Silva Reis, no desenvolvimento do sistema.

O sistema tem como principal componente o Arduíno, que é plataforma de prototipagem eletrônica open source que visa tornar mais fácil a criação de aparelhos eletrônicos, ligado a um display de 16x2, a um módulo RTC DS3231, um led verde, um led laranja, um led vermelho, um relé e a quatro sensores do tipo boia, sendo três fixados na caixa d’água e um 1 metro acima da bomba com cerca de 30m de profundidade.
 


Com o secretário de Desnvolvimento Rural Benjamin José Nogueira Filho, o prefeito
GladsonMurilo Mascarenhas Ribeiro e o funcionário da prefeitura Neudiel Fé

A ideia de automatizar os poços surgiu durante a visita do coordenador do curso Técnico em Informática, Paulo de Oliveira Gomes Filho, à localidade Santa Luiza, onde foram observadas as seguintes questões: um morador era pago pela comunidade para ligar e desligar a bomba do poço e somente quatro moradores da localidade estavam pagando pelo serviço, certas horas do dia faltava água nas residências e em alguns momentos a caixa enchia e ficava desperdiçando água.

Para o professor Paulo Filho, "atuação como esta motivam os alunos a aprender, além de ser gratificante ver a presença do IFPI além dos muros do campus, uma vez que é finalidade dos IFs desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais". O professor conclui, destacando que parceria como esta é de grande importância para o desenvolvimento do município e região.

Após a instalação, não houve mais a necessidade de um morador para acionamento da bomba e não houve mais ausência de água nas residências da localidade Santa Luzia. O sistema será instalado também em outras localidades.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »