22/08/2019 às 20h22min - Atualizada em 22/08/2019 às 20h22min

Governo Federal inclui o Piauí no programa de exploração e produção de petróleo e gás natural

Redação

O Piauí foi incluído no Programa de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Terra - REATE 2020, lançado nesta quinta-feira (22) pelo Ministério de Minas e Energia (MME). O objetivo é proporcionar o desenvolvimento regional e o aumento da produção de óleo e gás em terra. 

Segundo o MME, o primeiro leilão vai acontecer no dia 10 de setembro onde serão oferecidas 263 áreas em terra, contemplando 249 blocos exploratórios em sete estados do Nordeste como Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além do norte do Espírito Santo.  

A previsão é dobrar a atual produção de gás natural, passando dos atuais 25 milhões de metros cúbicos por dia para mais de 50 milhões.

“A partir do leilão, a perspectiva é de duplicação da produção de gás em 10 anos, com o gás crescendo em um ritmo maior que o do petróleo”, disse o ministro Bento Albuquerque.

O programa foi lançado pelo ministro, que assinou durante a solenidade, uma portaria que aprova o projeto Parque dos Gaviões, da empresa Eneva, situado na Bacia do Parnaíba. O projeto é prioritário para emissão de debêntures incentivadas.

O ministro anunciou ainda que o MME publicará, em breve, a atualização da Portaria do Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura – REIDI, que estabelece procedimentos para aprovação de projetos nas áreas de petróleo, gás natural e combustíveis, a exemplo de dutovias e infraestruturas de processamento de gás natural.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »