29/08/2019 às 10h19min - Atualizada em 29/08/2019 às 10h19min

Corrente e Parnaguá são excluídas do Mapa do Turismo do Piauí

Gilbués e Bom Jesus subiram de nível

Viviane Setragni
Portal Corrente, com informações do Ministério do Turismo
Foto. Digital Jan
O Ministério do Turismo divulgou nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU), o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma.

No Piauí, de 77 municípios em 2017 baixou para 30 na relação divulgada. Na região Extremo-Sul do estado, foram excluídos os municípios de Corrente, Parnaguá, Redenção do Gurgueia, Júlio Borges e Morro Cabeça no Tempo. Já os municípios de Gilbués e Bom Jesus subiram de nível D para C. Avelino Lopes manteve a classificação D.

Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Além da necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. 

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »