18/10/2013 às 14h41min - Atualizada em 18/10/2013 às 14h41min

Corrente em breve contará com o Exame da OAB

Presidente da Seccional Piauí, William Guimarães, enviou solicitação à OAB

Portal Corrente

Corrente está em vias de receber autorização para a realização do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, avaliação a que se submetem os bacharéis em direito para provarem seus conhecimentos na área e que lhes dá autorização para atuarem como advogados perante a justiça brasileira. Hoje, os bacharéis da região são obrigados a deslocar-se para a cidade de Teresina, distante cerca de 950 km, única cidade do Piauí que realiza a prova; ou como na maioria dos casos do extremo sul do estado, em que os interessados dirigem-se à Barreiras, estado da Bahia, dada a proximidade do município, com a peculiaridade de que ficarão vinculados à Ordem daquele estado.

De acordo com a professora Nehandeara Nazira Nogueira Guerra, Coordenadora do Curso de Direito da UESPI, a vinda da prova para Corrente é uma conquista incalculável, já que a cidade possui dois cursos de Bacharelado em Direito, sem falar na quantidade de formandos de todo o sul do Piauí, que terão a opção de realizar a prova aqui no município. “A realização da prova em Teresina é muito contramão para aqueles que necessitam realizá-la, dada a distância, sem falar nos custos de uma viagem como esta, inacessível para muitos; assim como quem realiza a prova em Barreiras, que inevitavelmente será obrigado a deslocar-se até a cidade de Salvador, caso passe nas duas fases da prova e queira solicitar a transferência para o estado do Piauí”, esclarece a professora.

Nehandeara luta a vários anos para a vinda da prova para o município, tendo já o apoio do ex-presidente da OAB Seccional Piauí e atual Conselheiro, Sigifroi Moreno, assim como do atual presidente, Willian Guimarães, tendo sido este um compromisso do advogado assumido desde a sua campanha. “Minha luta intensificou-se após a última turma de formandos de Direito da UESPI, que de 24, apenas 4 ou 5 estão ainda sem a carteirinha da OAB. Dado o comprometimento dos alunos e diante do entusiasmo dos professores, iniciamos uma campanha informal de apoio, primeiramente nos órgãos jurídicos que abrigam nossos estagiários, como o Tribunal de Justiça, o TRT, a Defensoria Pública, a Delegacia de Polícia, os TJs de Cristalândia, Gilbués, Parnaguá e o Juizado Especial Civil e Criminal. Posteriormente, buscamos apoio junto ao Legislativo e também ao Executivo municipal. O vereador Salmeron Carvalho Filho, que também é acadêmico de Direito, tendo conhecimento de minha intenção, empenhou-se de forma surpreendente, adiantando-se inclusive na solicitação de ofícios aos órgão jurídicos, solicitando apoio formal de todos eles, e levando ao plenário da Câmara um requerimento solicitando apoio dos parlamentares, que foi aprovado por unanimidade. Diante desta feita, o presidente a Câmara, o vereador Riva, enviou ofício formal à OAB, Seccional Piauí, com a solicitação, o que veio a legitimar ainda mais a nossa luta”. 

A professora conta que esta semana foi surpreendida, então,  com este ofício enviado pelo presidente da OAB Seccional Piauí, Willian Guimarães,  à Ordem dos Advogados do Brasil,  solicitando a instalação de um pólo de aplicação de provas do Exame da Ordem na cidade de Corrente.

Apesar de não ser ainda a confirmação de que o exame de fato será realizado em Corrente, Nehandeara está convicta de que o apoio do presidente Willian Guimarães, em nome da OAB Seccional Piauí, já sinaliza que o processo terá um desfecho positivo. “Nossa demanda é considerável; temos o curso de Direito da UESPI e o da Faculdade do Cerrado em Corrente, além do LFG. Temos ainda o campus de Bom Jesus da UESPI, citado no ofício enviado à OAB, havendo inclusive a possibilidade de ser realizado o exame de forma alternada, entre Corrente e Bom Jesus”.

Como condição preliminar para a realização do Exame, são necessárias 40 inscrições por prova, inclusive na 2ª fase. Como opção, caso o número de inscritos para a 2ª fase não preencha a demanda, o candidato terá a possibilidade de escolher duas cidades como opção para a realização da prova. A aprovação da cidade de Corrente como pólo de aplicação de provas do Exame da Ordem é aguardada com grande expectativa já para o próximo exame, a ser realizado no final deste ano.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp