15/10/2019 às 10h15min - Atualizada em 15/10/2019 às 10h15min

PRM de Corrente promove ações preventivas em alusão ao Outubro Rosa

MPF/PI
A Procuradoria da República do Município de Corrente (PRM) de Corrente (PI), instalada desde de dezembro de 2015,  realiza neste ano de 2019 a sua primeira edição de comemoração e ações preventivas alusivas ao Outubro Rosa, mês da conscientização sobre o câncer de mama.  Em consonância com o eixo temático da Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da Procuradoria Geral da República, o projeto se propõe a engajar membros e servidores da Unidade com o objetivo de disseminar o autoconhecimento sobre a saúde de uma forma geral.
 
As ações visam, ainda, a fomentar a integração entre o público interno, incluindo familiares e convidados, bem como incentivar o aperfeiçoamento contínuo, o compartilhamento de conteúdo acadêmico/científico, o desenvolvimento de liderança interna e o fortalecimento das relações interpessoais.

 

 
Programação 

Nesta edição, o evento alusivo ao Outubro Rosa promove as seguintes ações: durante todo o mês de outubro o prédio da PRM de Corrente (PI) será iluminado com a cor Rosa, fazendo menção à prevenção do câncer de mama, e ornamentado com o laço rosa, que representa simbolicamente a campanha preventiva.
 
No dia 24 de outubro, Dia “D” da Campanha, haverá a intensificação das ações. Após a abertura dos trabalhos pelo procurador da república, Anderson Paiva, serão proferidas as palestras “Câncer de Mama – como prevenir?”, ministrada pela enfermeira Andriely Stoffels; e “Exames preventivos e questões judiciais”, com a assessora Bianca Calasans. Após cada palestra, haverá espaço para que os presentes realizem questionamentos, considerações, exposição de dúvidas e depoimentos. Também haverá sorteio de brindes, uma pausa para o cofee break, agradecimentos, encerramento pelo membro do MPF, titular do ofício e, por fim, a foto oficial com a equipe da PRM/Corrente e colaboradores do evento.  
 
Ao promover essa programação, a PRM de Corrente, em sintonia com os Programas de Saúde e QVT do MPF, ratifica seu compromisso de promover um conjunto de ações educativas e preventivas voltadas à conscientização de membros e servidores quanto à sua saúde, focando-se, principalmente, na mudança de comportamentos considerados como sendo de risco, visando à promoção do bem-estar, da otimização das condições de trabalho, das relações socioprofissionais, do reconhecimento e das práticas de gestão organizacional voltadas para o trabalho, além de aspectos ligados à cultura organizacional.


 

Ações em âmbito externo

No plano externo, ainda em 2016, quando a tramitação do extrajudicial da PRM ocorria na PR/PI, foi instaurado o PA nº1.27.000.002352/2016-76, para auxiliar o acompanhamento de Ação Coordenada de Acesso a exames de mamografia no âmbito do SUS nos municípios de atribuição da PRM de Corrente/PI. Na instrução processual, constatou-se que apenas duas unidades que atendem pelo SUS dispõem dos equipamentos necessários para a realização dos exames de mamografia, um na cidade de Bom Jesus e outro na cidade de Corrente.
 
Verificou-se ainda que, em 2019, o Hospital de Bom Jesus realizou 201 mamografias e uma tomografia no período de 1º de janeiro a 30 de setembro de 2019. Quanto ao Hospital de Corrente, há informações nos autos sobre problemas com a impressão dos exames realizados com o mamógrafo. Segundo o diretor do hospital, Daniel de Sousa Lima, o equipamento retornará a funcionar plenamente na terceira semana de outubro passando a realizar até 8 exames diariamente.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »