21/10/2019 às 06h35min - Atualizada em 21/10/2019 às 06h35min

IFPI Corrente promove curso gratuito de Inseminação Artificial em Bovinos

Inscrições gratuitas deverão ser realizadas até o dia 22. Acesse aqui o link de inscrição.

Viviane Setragni
Portal Corrente
O Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Corrente, promoverá entre os dias 23 e 25 de outubro um Curso de Introdução a Inseminação Artificial em Bovinos. Ele será realizado durante o III Encontro de Agropecuária , que acontecerá  nos dias 24 e 25, sob a temática "Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável".

Aberto à comunidade e com inscrições gratuitas, o curso vai abordar as vantagens da Inseminação Artificial (IA), o cruzamento industrial corte e leite, a importância da nutrição do rebanho para uma boa produtividade, como manter e preparar o material necessário para IA, um foco especial na reprodução do bovino e a observação do cia das vacas, finalizando com a simulação da IA. Ele será ministrado pelo corpo docente do IFPI:  os zootecnistas MSc. Alan Oliveira, MSc. Silia Maria, o agrônomo MSc. Jeova Lira, sob a coordenado do Professor Laiton Garcia.

Segundo o Prof. Laiton: a capacidade da Inseminação Artificial em promover melhorias nos sistemas de produção de bovinos, tanto de corte como de leite, não só pela incorporação de material genético de alta qualidade nos rebanhos, mas também pelas exigências, de ordem zootécnica, requeridas para sua implantação. “Isto é, produtores que pretendam utilizar a IA devem possuir uma estrutura mínima, bem como resolver eventuais deficiências zootécnicas (sanitárias, nutricionais, etc.), inerentes ao manejo dos rebanhos”, destaca o professor.

Entre 2018 e 2019 o IFPI, campus Corrente, tem promovido vários cursos de extensão a população da região. “O IFPI tem um importante papel na formação do jovem, devendo estar atenta não apenas ao repasse de conhecimentos, mas também na geração de conhecimento pela pesquisa e no seu repasse à população, por meio da extensão”, afirma ainda Laiton, finalizando com um convite todos especial aos produtores rurais de Corrente para participarem do curso.

As inscrições serão realizadas somente pelo link abaixo, e é totalmente gratuito. Serão apenas 15 vagas, sendo 5 delas voltadas exclusivamente para produtores rurais:


INCRIÇÕES


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »