13/11/2019 às 19h05min - Atualizada em 13/11/2019 às 19h05min

Grandiosa ação alusiva ao Novembro Azul é realizada em São Gonçalo do Gurgueia

Viviane Setragni
Ascom Prefeitura
Prefeito Paulo Lustosa fazendo a coleta para o exame de PSA
A prefeitura de São Gonçalo do Gurgueia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira uma grandiosa ação alusiva ao Novembro Azul, mês da campanha de conscientização sobre câncer de próstata e a saúde do homem.

As atividades tiveram início com uma caminhada pela cidade, chamando atenção da comunidade para a importância das ações de prevenção e convidadando os moradores a participarem das atividades a serem realizadas no salão do CRAS.

Reunidos, os homens participaram inicialmente uma dinâmica com o Educador Físico e com o Fisioterapeuta. Com a nutricionista, receberam orientações sobre a importância da alimentação saudável. A palestra mais importante abrodou a importância da prevenção de câncer de prostata, câncer de pênis e de boca, os cuidados necessários para evitar as enfermidades e a importância da ida periódica ao médico, principalmente para os homens acima de 45 anos.

Na ocasião, os homens presentes também tiveram a oportunidade de fazer a coleta de sangue para a realização do exame de PSA, que detecta precocemente casos de câncer de próstata e outras condições. 

O prefeito Paulo Lustosa, presente no evento, também realizou a coleta de sangue e comentou sobre a importância da prevenção. "Quando descoberto no início, o câncer de próstata tem cura, mas é muito importante que os homens vão até o posto de saúde e realizem exames periódicos. Estamos muito orgulhosos de poder ofertar ofertar este exame na data de hoje para os homens de São Gonçalo do Gurgueia", colocou.

Além da comunidade, fizeram a coleta servidores municipais e colaboradores presentes.

Ao todo foram realizadas 120 coletas. Nesta quinta-feira, a ação será realizada na zona rural, na localidade Batalha.

Marcaram presença na manhã de hoje o secretário municipal de Saúde, Silvio Enrique, a secretária municipal de Assistência Social, Maria de Fátima Barbosa Lustosa, a secretária municipal de Orçamento e Finanças, Roselídia Lustosa, a coordenadora da Unidade Básica de Saúde, Lindaci Cipriano, o contador da prefeitura, Danylo Costa, e toda equipe de saúde municipal.










 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »