03/12/2019 às 07h26min - Atualizada em 03/12/2019 às 07h26min

Previsão indica chuva mais abrangente no Matopiba; situação é preocupante no Piauí

Notícias Agrícolas

Dados da Oráculo Meteorologia indicam que nos próximos 15 dias as chuvas devem acontecer de forma mais abrangente em boa parte do Matopiba, região onde os produtores ainda sofrem com as irregularidades de chuvas. "O oeste da Bahia, Tocantins e o Centro-Sul do Maranhão devem receber bons volumes de chuva, principalmente a Bahia", afirma Tiago Robles, meteorologista da Oráculo. A situação mais complicada é no estado do Piauí, onde ainda deve apresentar bastante irregularidades.

Segundo Robles, nos últimos dias foram observadas mudanças de padrão em todo o Brasil, com destaque para o início da estação chuvosa no Centro-Oeste e no Sudeste. "Essa mudança também beneficiou o estado do Tocantins e o oeste da Bahia, com volumes de 75 a 125 milímetros nessas áreas", afirma o meteorologista. No sul do Maranhão e Piauí, algumas chuvas foram registradas, mas em volumes abaixo do Necessário. "Não ocorreram de forma abrangente, beneficiando poucas lavouras", explica.

Segundo os mapas da Oráculo, no próximo mês as condições ainda serão preocupantes durante a primeira quinzena no Piauí, estado onde se encontra a pior situação. Em todo o mês de novembro, foram registrados volumes de apenas 50 milímetros de precipitação, faltando entre 100 e 150 mm para ficar dentro da média esperada.

Já no restante do Matopiba, ainda continuarão sendo notadas irregularidades, mas em situações mais confortáveis. "A partir da segunda semana de dezembro devemos observar bons volumes de chuvas em toda a região, o que favorece o pleno desenvolvimento da safra", finalizada Tiago. 

Veja o mapa de precipitação dividido em três períodos para o Matopiba: 


Fonte: Oráculo Meteorologia 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »