26/12/2019 às 17h31min - Atualizada em 26/12/2019 às 17h31min

Moradores de Sebastião Barros reclamam de posto de saúde fechado

Secretária de Saúde esclarece que o posto funciona em horário comercial e por decreto o atendimento está sendo feito em caráter de emergência

Viviane Setragni
Portal Corrente
Os moradores do pequeno município de Sebastião Barros usaram as redes sociais nesta quinta-feira (26) para reclamar do posto de saúde fechado na cidade. Distante cerca de 70km de Corrente, o município possui apenas duas Unidades Básicas de Saúde que realizam o atendimento à população, ambas fechadas neste feriado de final de ano.

Contatada pelo Portal Corrente, a secretária municipal de Saúde, Raqueline Carvalho, apresentou a seguinte justificativa: "O posto de Saúde é uma unidade de atenção primária. Deve funcionar em horário comercial conforme o próprio ministério da saúde orienta e está de recesso por decreto do prefeito municipal assim como todos os órgãos públicos municipais da nossa cidade. Infelizmente o nosso município não tem uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nem um Hospital. Todos os anos é decretado recesso não só nosso município como nas cidades circunvizinhas", colocou.

Quem necessitar dos serviços de saúde deve se dirigir à UBS, telefonar para o número que está fixado na parede e aguardar pelo atendimento do servidor, que irá avaliar se o caso é emergencial ou não, e se há necessidade de deslocamento para o Hospital Regional de Corrente. 

O decreto nº 10/2019, assinado pelo prefeito Onélio Carvalho dos Santos, estabelece que entre às 17h do dia 20 de dezembro e o dia 5 de janeiro os serviços municipais estarão em recesso. Ele determina ainda que os serviços considerados de caráter de urgência e emergência deverão ser mantidos em regime de plantão, predefinido pela Secretaria Municipal de Saúde.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »