13/02/2020 às 14h38min - Atualizada em 13/02/2020 às 14h38min

Prefeito de São Gonçalo do Gurgueia denuncia à SEMAR rompimento de barragem em canteiro de obras da Usina Solar São Gonçalo

Denúncia de problemas na obra já havia sido feita, em 2019, ao Ministério Público e Câmara de Vereadores

Viviane Setragni
Ascom Prefeitura
 O prefeito do município de São Gonçalo do Gurgueia, Paulo Lustosa Nogueira, protocolou junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR) uma denúncia referente ao rompimento de uma barragem de contenção no canteiro de obras da Usina Solar São Gonçalo. Ele também esteve reunido com o Superintendente Estadual de Meio Ambiente, Carlos Moura Fé, para reforçar o pedido de fiscalização da SEMAR junto ao empreendimento da Enel Green Power em São Gonçalo do Gurgueia.

De acordo com a denúncia, no dia 5 de fevereiro deste ano, o rompimento de uma barragem de contenção causou a destruição de pripriedades rurais, morte de animais e aterramento de brejos e nascentes localizadas na Bacia Hidrográfica do Rio Gurgueia.

 
No ano de 2019, a empresa Enel já havia sido notificada sobre o grande volume de água vazada do canteiro de obras em cima de brejos, nascentes e riachos localizados no entorno do empreendimento. A denúncia foi encaminhada pela prefeitura também à Câmara de Vereadores do município, assim como ao Ministério Público, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, solicitando apoio dos mesmos.

O prefeito espera que os órgãos responsáveis cumpram com o seu papel fiscalizador, em face do grande prejuízo à comunidade local. “Estamos muito preocupados com os danos causados e os que ainda estão por vir”, reforça o prefeito.



Nota de esclarecimento da empresa (atualizado às 14h do dia 14/02/2020):

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO – ENEL GREEN POWER

 

A Enel Green Power informa que está reforçando a estrutura de contenção no entorno do parque solar São Gonçalo, construindo barreiras extras no leito dos riachos Buritizinho e Macacos, para impedir a passagem de sedimentos que se movimentaram após as fortes chuvas das últimas semanas.

 

A companhia acrescenta que uma empresa de consultoria especializada está realizando um estudo para melhorar o acesso à água das comunidades afetadas; uma avaliação do impacto de chuvas futuras (estudo hidrológico/hidráulico), que será utilizada para verificar a necessidade de medidas adicionais para a contenção de sedimentos e outras medidas de proteção; além de um levantamento topográfico das áreas impactadas.

 

A Enel Green Power ressalta ainda que está em contato direto com os moradores da região, garantindo água potável para a comunidade e atendimento dedicado por meio do 0800 2853455 e da Ouvidoria Móvel, por meio de um profissional que circula pela cidade de São Gonçalo do Gurguéia em um veículo identificado como Enel.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp