12/03/2020 às 18h46min - Atualizada em 12/03/2020 às 18h46min

Governo do Estado divulga nota sobre Corona Vírus e adia evento sobre Batalha do Jenipapo

Redação

O Governo do Estado do Piauí divulgou uma nota na tarde desta quarta-feira (12) a respeito do Corona Vírus e adiamento da solenidade de outorga de medalhas em comemoração aos 197 anos da Batalha do Jenipapo, que seria realizada na próxima sexta-feira (13). A medida foi tomada após a decretação do estado de pandemia do Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde, que recomenda que sejam tomadas medidas para evitar a disseminação do vírus.

Confira a nota na íntegra:

NOTA CORONA VIRUS E ADIAMENTO BATALHA DO JENIPAPO

Considerando a decretação do estado de pandemia do Covid-19 (Novo Corona Vírus) pela Organização Mundial da Saúde e as recomendações para que sejam adotadas medidas de contenção à disseminação do vírus, bem como a necessidade de intensificar mecanismos emergenciais de resposta, busca por casos suspeitos, isolamento, testes e tratamento para a doença, o Governo do Estado do Piauí decidiu adiar a solenidade de outorga de medalhas em comemoração aos 197 anos da Batalha do Jenipapo.

A decisão também leva em consideração que este ano a solenidade aconteceria em um ginásio poliesportivo, sendo este um local fechado e que acomodaria determinada aglomeração de pessoas, ambiente propício para a propagação de vírus respiratórios. I

nformamos que, no mesmo horário em que seria realizada a solenidade, haverá uma reunião de avaliação das medidas até aqui adotadas e um encontro com todos Diretores Clínicos e Gerais dos Hospitais Estaduais para discutir o Plano de Contingência do Piauí e apresentar medidas contra a propagação do Covid-19 no Piauí.

Vale lembrar que em alguns estados da federação já suspenderam aulas escolares, eventos esportivos, shows culturais e demais atividades de aglomeração pública. O Piauí se manterá em estado de alerta e trabalhará para evitar a contaminação em seu território.

Governo do Estado do Piauí



Cuidados para evitar o contágio: 

Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar, lavar as mãos e evitar contatos com pessoas doentes são algumas das orientações do Ministério da Saúde para se prevenir contra o novo 
coronavírus.

O ministério elaborou uma relação de cuidados básicos de prevenção para reduzir o risco de contrair ou transmitir o vírus:

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »