06/04/2020 às 08h59min - Atualizada em 06/04/2020 às 08h59min

Wellington Dias pede apoio dos deputados para aumentar investimentos na Saúde

Governador realizou uma reunião por videoconferência, na noite deste domingo, com a Assembleia Legislativa

Redação

Em videoconferência realizada no início da noite deste domingo (5) com os deputados estaduais, o governador Wellington Dias reforçou a necessidade de apoio do parlamento para o enfrentamento ao coronavírus no Piauí. Wellington apresentou um panorama do trabalho do Governo no estado e falou da necessidade de realização de testes em massa em várias regiões para que seja permitida uma leitura do grau de proliferação do vírus.

Na audiência virtual, o governador solicitou ainda o máximo empenho da Assembleia Legislativa no enfrentamento ao vírus, além de ouvir sugestões dos deputados. O chefe do Executivo ressaltou a necessidade de fazer testes em massa para permitir ter uma noção da doença no estado e apresentou sua intenção de comprar cerca de 300 mil testes para o Piauí. Outra ideia do governador é a criação de um aplicativo de celular para atendimento médico via mediação tecnológica de pessoas com sintomas. “Serviria como uma triagem de casos suspeitos”, comentou.

Com relação à economia do Estado, Wellington Dias destacou que a queda das receitas próprias pode chegar a 40%. “Vamos precisar reduzir e adiar algumas despesas para focar tudo na área de saúde. É importante termos o apoio de todos os deputados neste momento, pois o Piauí vai passar por um momento muito delicado. Precisamos investir forte na saúde, garantindo a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e contratação de pessoal. Além disso, temos que usar da tecnologia para identificar o máximo de casos suspeitos no estado, bem como realizar o máximo de exames possível. Só assim teremos noção de como o vírus está se comportando no estado”, disse o governador.

O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, sugeriu ao governador que divulgue a quantidade de pacientes que são recuperados da Covid-19 no Piauí. Para ele, essa informação é importante, uma vez que várias pessoas já estão se recuperando da doença e voltando para suas atividades normais. “Não precisamos espalhar o pânico pela cidade e sabemos que, também, temos muitos casos de pessoas que se recuperaram. É importante que a sociedade saiba disso”, disse.

O deputado João Mádson se mostrou preocupado com as pessoas que trabalham de forma autônoma. Ele falou que está destinando parte de suas emendas para a saúde e que os empreendedores também precisam de auxílio para passar por esse momento de dificuldade. “É importante termos um olhar para os empreendedores, pois não é fácil ficar com seus negócios fechados por vários dias sem poder comercializar seus produtos. Tenho visto o governador trabalhando muito com sua equipe e peço a ele atenção especial nessa área também”, declarou.

Já o deputado Dr. Hélio elogiou as ações do governo. “Defendo o isolamento social, pois ele é capaz de dar condições para que o sistema de saúde não seja sobrecarregado. Acredito que não há outro caminho e não ser este”, defendeu.

O secretário de Saúde, Florentino Neto, também presente na reunião, informou que o Estado está ampliando a compra de testes rápidos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e criando novos leitos clínicos e de UTI. “Estamos numa fase de preparação para o que poderá ocorrer nos próximos dias e semanas. O pico da doença deverá ocorrer na primeira quinzena de maio e vamos nos preparar ao máximo para suprir toda a necessidade da nossa rede”.

Na área de segurança, o governador anunciou o reforço com Polícia Civil, Militar e Exército para o controle das divisas e fluxo nas estradas. Wellington informou ainda que acionou equipes de psicólogos para auxiliar pessoas que tenham dificuldades para enfrentar essa crise e o período de quarentena. Ele destacou ainda que a Defensoria Pública estará à disposição para ajudar as pessoas em questões trabalhistas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »