20/04/2020 às 14h18min - Atualizada em 20/04/2020 às 14h18min

Governador discute pesquisa estatística de testes para Covid-19

​A pesquisa permitirá definir o perfil de contaminação no estado, além do planejamento da necessidade de leitos

Redação
O governador Wellington Dias se reuniu, nesta segunda-feira (20), por videoconferência, com o Comitê de Operações Emergenciais (COE), com o objetivo de discutir as testagens por amostragem, bem como o perfil de contaminação da Covid-19 no Piauí.

O Estado recebeu 7200 testes do Ministério da Saúde e adquiriu 32 mil para identificar a Covid. A previsão é de que nesta terça-feira (21) chegue ao estado mais 16 mil testes. "É importante fazer a testagem para sabermos onde temos pessoas infectadas com a Covid e planejarmos as estratégias, quanto mais testes fizermos, mais saberemos onde o vírus está no estado e poderemos saber onde precisamos de leitos", afirmou o chefe do executivo.

O Governo do Estado está viabilizando o envio de testes para os 224 municípios do Piauí. O diretor do Hospital Natan Portela, dr. José Noronha, ressaltou que os testes possuem metodologias diferentes de aplicação, o que define seu destino. "Alguns exames por pulsão sanguínea, precisam de uma estrutura mínima para serem realizados, outros, como os testes rápidos, não precisam, por isso definimos estrategicamente para onde estamos enviando", disse.

A prioridade para realização dos testes continua sendo os profissionais da saúde e da segurança, bem como as pessoas que apresentam sintomas, em seguida as pessoas que vieram de outros estados ou que tiveram contato com pessoas infectadas, a partir do teste rápido, enquanto sai o resultado do exame PCR. À medida que chegam mais remessas de testes, colaboradores das empresas que estão autorizadas a funcionar, como as obras do setor de energia, farmácias, supermercados, bancos, postos de gasolina, distribuidoras, serão testados.

"Estamos fazendo todo o esforço necessário para aquisição de testes e envio para os municípios do estado, agora iremos fazer uma pesquisa ampla do perfil de Teresina e do interior para que esse testes sejam utilizados com eficácia. A medida que vai chegando mais testes, vamos fazendo esse acompanhamento", colocou o governador.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »