23/04/2020 às 16h10min - Atualizada em 23/04/2020 às 16h10min

Sem isolamento, Piauí chegaria a 100 mil casos de Covid-19 em junho, diz pesquisador da Ufpi

Medidas adotadas pelo Governo do Estado evitaram a propagação rápida do vírus

Redação
As medidas de isolamento social adotadas pelo Governo do Estado do Piauí a partir da segunda quinzena de março evitaram cerca de 35 mortes pela Covid-19 e por volta de 1800 infectados no Estado do Piauí. Os números são bem maiores do que o existente hoje, de 217 casos e 15 óbitos registrados desde o início da pandemia no Piauí, em 19 de março.

A conclusão é do matemático e professor Jefferson Cruz, integrante do Grupo de Trabalho de Saúde do Comitê Gestor de Crise (CGC) da Universidade Federal do Piauí, criado em março por conta da pandemia. O pesquisador analisou o nível de contaminação do novo coronavírus no Estado e fez projeções de como se dará o avanço de novas infecções nos próximos meses. O CGC é formado por uma equipe de multiprofissionais da Ufpi e fez a estimativa baseada nas regras fuzzy.

Jefferson Cruz reforça que foi acertada a decisão das autoridades públicas da rede estadual e municipais de determinarem o fechamento de várias atividades econômicas antes dos primeiros casos de Covid-19, pois empurrou o pico da doença no Estado, previsto para maio, para o mês de agosto.

Segundo o pesquisador, sem as medidas de isolamento, nós teríamos, no Piauí atualmente cerca de 2 mil casos confirmados, com cerca de 50 óbitos, e atingiríamos o pico da doença já entre maio e junho, com 100 mil a 200 mil casos e 600 a 700 óbitos. Em Teresina, seriam cerca de 30 mil casos confirmados, com algo em torno de 200 mortes. 
“Fizemos essa estimativa baseados no protocolo da Organização Mundial de Saúde, que estima a quantidade de pessoas que podem ser infectadas por um indivíduo contaminado”, explica Jefferson. 

Se o Piauí chegar esse total de infectados, o sistema de saúde estadual entrará em colapso, pois não haverá como atender todos ao mesmo tempo. Caso as medidas de isolamento sejam mantidas, o pico da doença acontecerá em agosto, dando tempo para que o sistema de saúde do Estado se prepare. “É algo que já está sendo feito, com a construção de hospitais de campanha para ampliação dos leitos que possam atender aos pacientes”, diz Jefferson Cruz. Ele está mantendo contato direto com a Secretaria de Saúde do Piauí para falar das previsões.

Ainda de acordo com as projeções, mantido o isolamento social da forma em que está, o Piauí deve registrar 20 mil casos em junho, cerca de 80% menor do que os 100 mil previstos sem o isolamento. Logo, o número de óbitos também será bem inferior. Em Teresina, seriam entre 3 e 4 mil infectados confirmados.

Jefferson Cruz frisa que um isolamento apenas parcial traria números intermediários: nem os 20 mil com o isolamento nem os 100 mil sem. “Nesse caso, teríamos uma janela entre dois extremos e precisaríamos saber como seria o comportamento da população com relação aos cuidados, como o distanciamento entre as pessoas, o uso de máscaras e de álcool gel, por exemplo”, comenta.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »