02/05/2020 às 10h57min - Atualizada em 02/05/2020 às 10h57min

Nova plataforma digital interativa disponibiliza dados espaciais do Matopiba

Viviane Setragni
Embrapa

Embrapa Territorial (SP) desenvolveu a plataforma digital GeoMatopiba, que disponibiliza, de forma integrada e gratuita, mapas e dados espaciais sobre a região que engloba a área de Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A nova ferramenta complementa o GeoWeb Matopiba, sistema de inteligência territorial lançado em 2015, e traz como principal diferencial painéis interativos de navegação guiada sobre temas relevantes ao desenvolvimento da região, incluindo produção agropecuária, crédito rural, empregos formais e tecnologias da Embrapa. O objetivo é facilitar o diálogo entre diferentes públicos e apoiar ações de extensão rural e assistência técnica na região. 

plataforma conta com dois pontos de entrada: o GeoWeb Matopiba e os painéis interativos. O GeoWeb Matopiba é um sistema de inteligência territorial que hospeda cerca de 200 planos de informação cartográficos, em diferentes níveis territoriais, organizados nos quadros: natural, agrário, agrícola, de infraestrutura e socioeconômico.

Os painéis interativos, novidade lançada pela plataforma, visam complementar os dados do GeoWeb e fornecem uma estrutura de navegação guiada contendo mapas, tabelas e gráficos dinâmicos, passíveis de filtragem. Eles estão organizados em quatro temáticas: produção agropecuária, crédito rural, empregos formais relacionados à agropecuária e tecnologias da Embrapa. Essas temáticas foram sumarizadas em um painel agregador, ponto de entrada na plataforma, que provê um panorama geral da agropecuária regional entre os anos de 2013 a 2018, em nível municipal.

A plataforma foi publicada de forma integrada com o portal da Embrapa, o que garante uma interface adaptável para diferentes telas, podendo ser visualizada também em dispositivos móveis.  Todos os dados estão disponíveis para download em diferentes formatos.

A ferramenta veio para completar uma lacuna de dados espaciais da região. É o que avalia Lucíola Magalhães, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial e coordenadora do projeto de estruturação do GeoMatopiba. 

Segundo ela, os novos dados, atualizados e disponibilizados de forma integrada e bastante acessível, buscam ampliar o acesso à informação pelos diferentes públicos e facilitar a tomada de decisão. “Para aqueles que querem atuar ou já atuam no Matopiba, essa ferramenta é uma oportunidade de facilitar diálogos e apoiar a extensão rural e a assistência técnica”, complementa a gestora. 

Produção agropecuária: dados abrangem 100% do quantitativo municipal

O conteúdo dessa área temática apresenta a evolução mais recente da distribuição do quantitativo de produção de 100 produtos agropecuários presentes na região. Com o intuito de facilitar a navegação, eles foram organizados nas categorias: aquicultura (20 produtos); extrativismo (22); fruticultura (16); grãos (10); pecuária (10); produtos de pecuária (4); silvicultura (5); tubérculos, raízes e bulbos (5) e outras culturas (9). 

As fontes de dados utilizadas nessa página temática são as pesquisas anuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): Produção Agrícola Municipal - PAM (lavouras temporárias e permanentes), Pesquisa da Pecuária Municipal – PPM (efetivo de rebanho, produção de origem animal e aquicultura) e Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura - PEVS (extração vegetal e produção na silvicultura).

“O grande diferencial desses dados em relação àqueles disponibilizados no GeoWeb Matopiba é que aqui é mostrada 100% da produção identificada pelo IBGE nos últimos anos e em nível municipal. No GeoWeb Matopiba, somente são apresentados dados dos 65 produtos persistentes nos últimos 20 anos (1990 a 2012) e por microrregião”, explica a analista Jaudete Daltio, membro da equipe responsável pelos estudos da Embrapa Territorial.
 


 

Para cada produto, apresenta-se de forma gráfica a evolução temporal do volume produzido (quantidade produzida ou efetivo dos rebanhos, por exemplo), mostrando a contribuição de cada um dos estados do Matopiba. Cada estado pode ser selecionado individualmente e seus valores utilizados para a geração de uma nova visualização gráfica. 

O painel permite reconhecimento de especificidades dos estados em relação à produção de determinados produtos. Por exemplo, se quiser a informação sobre a produção de pimenta-do-reino, em menos de um minuto navegando pela plataforma, o usuário terá condições de saber que de 2013 a 2017 apenas o Maranhão produziu essa cultura, e que em 2018 o Tocantins contribuiu com uma das 11 toneladas produzidas em todo o território.

É possível também explorar os dados de cada ano isoladamente. A partir da seleção de um ano de interesse, o volume produzido é apresentado em nível municipal, em mapa e tabela, nos quais cores mais fortes destacam os territórios com maior participação na quantidade produzida. 

Crédito Rural: principal demanda do setor produtivo

O crédito é a principal demanda do produtor rural brasileiro, de acordo com pesquisa realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Os recursos financeiros, disponibilizados por entidades de crédito públicas e privadas, são destinados ao financiamento de despesas normais dos ciclos produtivos da agropecuária, investimento em bens e serviços, além de despesas nas atividades de comercialização e industrialização da produção.

O primeiro painel dessa página temática apresenta a distribuição dos valores nominais em reais (R$) de crédito rural destinados à região no período de 2013 a 2018, oriundos da Matriz de Dados do Crédito Rural, disponibilizados pelo Banco Central do Brasil. Esses dados estão segmentados em duas atividades principais: agrícola, relacionada ao plantio de culturas perenes e temporárias; e pecuária, associada à criação de bovinos, caprinos, aves e outros animais. Além de divisão por atividade, cada operação de crédito está associada a uma das finalidades (custeio, investimento e comercialização). Os demais painéis apresentam uma visão territorial desses dados de acordo com cada uma dessas finalidades.

A localização, os valores e o tipo de recursos fornecem indícios sobre a dinâmica da agropecuária na região. De acordo com o analista André Farias, um dos componentes da equipe da Embrapa, a concessão de crédito para fins de investimento pode indicar um avanço da fronteira agrícola, mudança do modelo de negócio das propriedades rurais (alteração do tipo de cultura plantada ou o beneficiamento da cultura agrícola já estabelecida) ou ainda a tecnificação das culturas já existentes, com a aquisição de novas máquinas, equipamentos ou a construção de novas instalações.

O analista observa também que, em áreas agrícolas já estabelecidas, é usual a utilização do financiamento para fins de custeio, por se tratar apenas da manutenção da atividade já realizada nas propriedades. Empréstimos na área de comercialização podem apontar municípios onde se localizam e se concentram cooperativas, entrepostos comerciais ou tradings do setor agropecuário, oferecendo indicativos sobre a aproximação das culturas agrícolas no entorno desses centros comerciais.

Empregos formais relacionados à agropecuária

O terceiro painel temático mostra a visão territorial e histórica dos vínculos empregatícios relacionados à atividade agropecuária nos municípios que compõem o Matopiba. Os dados são provenientes da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), mantida pelo Ministério da Economia. Os microdados da RAIS apresentam os registros de cada estabelecimento no Brasil.

Foram selecionados apenas dados relativos à agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, produção florestal e fabricação de produtos alimentícios relacionados à agropecuária, conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), desenvolvida pelo IBGE. Segundo Farias, a intenção foi apresentar um panorama da distribuição territorial e numérica dos empregos formais no Matopiba, permitindo ao usuário visualizar os vínculos em diferentes setores da agropecuária. 

“As informações de emprego são estratégicas para a gestão pública, principalmente quando utilizadas como subsídio ao planejamento de políticas públicas de fomento às atividades econômicas, como também para o setor privado que tem a possibilidade de fazer uso desses números consolidados para articulação e organização das diferentes cadeias produtivas que atuam na região”, complementa o analista. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »