02/05/2020 às 22h37min - Atualizada em 02/05/2020 às 22h37min

Paciente de Júlio Borges morre de coronavírus. Estado teve 2 mortes e 742 casos confirmados.

Viviane Setragni
Portal Corrente; com informações Sesapi e Cidade Verde

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou, na noite deste sábado (2), mais duas mortes de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Os pacientes são de Teresina e Júlio Borges - que ainda não tinha casos de Covid-19. O total de testes positivos no estado chegou a 742. 

Em Teresina, faleceu um homem de 46 anos com histórico de hipertensão. A vítima de Júlio Borges estava internada no hospital Tibério Nunes, em Floriano. Ele tinha 69 anos e problemas cardíacos. Este é o primeiro óbito causado por Covid-19 no Extremo-Sul do Estado. Morro Cabeça no Tempo aparece no Boletim Epidemiológico (abaixo), mas ainda não saiu o resultado da contraprova do Lacen. Bom Jesus é outro município da região que também aparece no boletim, com 3 casos confirmados.

Agora são 28 óbitos de pacientes de Teresina (14), Parnaíba (3), Piracuruca (2), Buriti dos Lopes, Canto do Buriti, Bom Princípio do Piauí, Júlio Borges, Itaueira, Pedro II, Picos, São Francisco do Piauí e São José do Divino (1). 

Em Piripiri, um jovem internado após afogamento veio a óbito. Ele teve teste positivo para o novo coronavírus, mas a investigação do caso concluiu que a Covid-19 não foi a causa da morte. 

Novos casos
Foram 77 testes positivos nas últimas 24 horas em todo o estado, 42 do sexo masculino e 35 do sexo feminino. As idades variam de 18 a 70 anos. 

O Piauí agora tem 742 casos em 67 municípios. Foram registrados os primeiros casos em Amarante, Cocal dos Alves, Colônia do Piauí, Júlio Borges, Monsenhor Hipolito, São Gonçalo do Piauí e São Miguel da Baixa Grande.

O primeiro caso de Colônia do Piauí foi confirmado pelo hospital Deolindo Couto, em Oeiras, onde o paciente está internado - um homem, de 43 anos, que está na enfermaria da unidade de saúde. 

Em Teresina, foram 38 novos casos confirmados - 458 no total. 

 

Cenário no interior
Depois da capital, as cidades com mais casos são: São Raimundo Nonato (29), Picos (28) e Parnaíba (27) - em todas elas, os números se estabilizaram, com poucos testes positivos nos últimos dois dias. 

Em outros municípios do interior, os números começaram a crescer de forma mais acelerada. Em 10 dias, Miguel Alves passou de 2 para 22 casos confirmados. 

Na sexta-feira (29), União tinha 6 testes positivos para o novo coronavírus. Agora são 16 casos confirmados. 

Com 18 testes positivos, 5 a mais que o dia anterior, Esperantina reforçou barreiras sanitárias em todas as entradas do município. A prefeita Vilma Amorim também assinou novo decreto reforçando as medidas de isolamento social. 

Em Piripiri, o secretário municipal de Saúde, Almiro Mendes, fez um apelo nas redes sociais. "Nós saímos de 0 a 10 casos em 7 dias. Isso mostra o quanto essa doença se dissemina. (...) Os profissionais estão cansados. O sistema de saúde é limitado. A gente precisa da compreensão e da colaboração de todos", declarou. A cidade tem 4 pacientes internados e 38 em isolamento domiciliar. 

Situação hospitalar 
O número de suspeitos internados subiu de 205 para 211. São 143 pacientes em leitos clínicos, 63 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 5 em leitos de estabilização. Outros 159 tiveram alta. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »