06/05/2020 às 10h33min - Atualizada em 06/05/2020 às 10h33min

Governo do Piauí apresenta novo site de transparência para Ministério Público e TCE

A ferramenta reúne todas as informações sobre as ações de combate ao coronavírus no Piauí.

Redação

O governador Wellington Dias se reuniu, nessa segunda-feira (4), com membros do Ministério Público do Estado (MP) e Tribunal de Contas do Estado (TCE) para apresentar um novo site que reúne todas as informações sobre as ações de combate ao coronavírus no Piauí. Na plataforma estão desde dados epidemiológicos, leitos disponíveis, gráficos de acompanhamentos dos casos confirmados e, também, toda a estrutura de transparência dos gastos do governo com a Covid-19.

Por meio do endereço eletrônico coronavirus.pi.gov.br, a população terá acesso às principais informações sobre o tratamento à pandemia, bem como os números da Covid-19 no estado, com casos confirmados e descartados, altas médicas, número de óbitos e histórico de casos divididos por município.

Também no sie, estão dispostos os dados referentes aos leitos exclusivos para o enfrentamento ao coronavírus, índice de isolamento social registrado no Piauí e em todo o Brasil, além do fluxo de atendimento à doença. Todas as informações estão disponíveis em forma de texto, gráficos e estão acompanhadas de dados da pandemia no Nordeste e em todo o Brasil.

A página traz ainda a plataforma Transparência Covid 19, na qual o contribuinte tem acesso a todos os gastos realizados pelo Governo do Estado para o combate à doença, com informações sobre despesas, contratações e créditos extraordinários.

“Nosso objetivo é trabalhar de forma harmoniosa com todos os poderes, agindo de forma transparente e firme no combate à Covid-19. Esse é um episódio jamais vivido anteriormente por nossa geração e exige nosso total compromisso e dedicação no trato da saúde pública e cuidado da vida do povo piauiense. Da parte do Governo do Estado, estamos sempre abertos para disponibilizar todos os dados para que os órgãos de controle, como a CGE, PGE e Ministério Público, possam atuar”, explica o governador.

De acordo com o coordenador de Comunicação do Estado, Allisson Bacelar, o governo está trabalhando para tornar todas as informações sobre o trabalho de combate ao coronavírus mais acessível possível. “Queremos tornar fácil o acesso aos dados epidemiológicos, boletins informativos, dados sobre leitos exclusivos para Covid-19 e também na transparência dos gastos. Com o novo portal que lançamos hoje, estamos reunindo todas essas informações e muitas outras em um só local”, destaca Bacelar.

O presidente do TCE-PI, Abelardo Pio Vilanova, aproveitou a oportunidade para elogiar o governador pela iniciativa de apresentar esta que será uma importante ferramenta na fiscalização dos gastos públicos durante esse período. “A decisão de estabelecer esse canal de comunicação direta durante a pandemia é salutar para o bom desenvolvimento dos trabalhos e lida cotidiana frente à crise que estamos enfrentando. Parabenizo o Estado pela iniciativa e nos colocamos à disposição para trabalhar em favor dos interesses da nossa sociedade”, afirma o conselheiro.

Da mesma forma, o também conselheiro do TCE, Jaylson Campelo, lembrou a necessidade de que os órgãos de controle se mantenham vigilantes e não se deixem pautar pelas redes sociais. “Esse portal vem ao encontro das demandas apresentadas pela sociedade e chega em um momento em que um diálogo republicano entre os poderes é essencial para achar as melhores soluções. É importante que os órgãos não possam se pautar por redes sociais, mas sim pelas técnicas de trabalho e fiscalização que sempre pautaram estas instâncias”, pontua Campelo.

“Essa é mais uma importante ferramenta de fiscalização e acompanhamento dos trabalhos do Governo do Estado. Nós, que compomos os órgãos de fiscalização, devemos e estar atentos às demandas apresentadas pela sociedade e trabalharemos em harmonia para zelar pelo interesse público”, comenta a procuradora Geral do Ministério Público Estadual, Carmelina Mendes.

Participaram da videoconferência o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Abelardo Pio Vilanova, e demais conselheiros; bem como a procuradora-geral do Ministério Público do Estado do Piauí (MP), Carmelina Moura; representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE); Controladoria Geral do Estado (CGE) e os secretários de Estado do Planejamento, Governo, Administração, Saúde, Segurança, Assistência Social, Comunicação, Defesa Civil e assessores jurídicos do Estado.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp