08/05/2020 às 13h09min - Atualizada em 08/05/2020 às 13h09min

Hospital de Campanha do Verdão inicia atendimentos na segunda quinzena de maio

O hospital contará com 103 leitos, sendo 90 clínicos e 13 de estabilização.

Redação



O governador Wellington Dias visitou, nesta sexta-feira (8), as instalações do hospital de campanha que está sendo montado no Ginásio Verdão. O local está com a estrutura física pronta, os equipamentos estão sendo instalados e os últimos ajustes são preparados para que o hospital comece a funcionar até o início da segunda quinzena de maio.

O hospital contará com 103 leitos, sendo 90 clínicos e 13 de estabilização. Além da estrutura montada, o hospital já conta com o seu fluxo devidamente organizado, além de área de descanso para os profissionais que irão trabalhar na unidade e área de acolhimento para os familiares dos pacientes que ficarem na unidade.

A finalidade é reforçar a rede estadual de saúde no enfrentamento à pandemia da Covid-19. “Não é fácil construir um hospital de campanha deste tamanho. Temos uma parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), que irão, com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), gerir esta unidade, garantindo o aumento da nossa capacidade para evitar o colapso do sistema de saúde. Temos uma oportunidade de salvar muitas vidas e isso se deve às medidas tomadas em tempo hábil para enfrentar os picos de infecção da pandemia no estado”, destacou o governador.

O hospital não terá leitos de terapia intensiva (UTI) e servirá de retaguarda para receber os pacientes com Covid-19 encaminhados de outras unidades de saúde, por meio do sistema de regulação. “Estamos organizando a equipe de profissionais para que possamos abrir as portas do hospital na próxima semana. Estamos trazendo uma estrutura de ponta, com todas as condições de atender os pacientes com Covid-19”, pontuou o diretor do Hospital de Campanha do Verdão, Jefferson Campelo.

A unidade montada no Verdão ainda servirá de campo de pesquisa. “As parcerias com a universidade e a fundação possibilitarão excelência na gestão do hospital e ainda resultará na publicação de artigos científicos focados no contexto do hospital de campanha em tempos de pandemia. Participarão do projeto pesquisadores de várias áreas da UFPI, como Medicina, Direito, Farmácia, Engenharia Elétrica, Matemática e Ciências da Computação”, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »