08/05/2020 às 13h31min - Atualizada em 08/05/2020 às 13h31min

Alto Parnaíba tem primeiro caso de Covid-19. Notificação não foi feita no município, pois o paciente fez exame somente no estado de Pernambuco.

Trabalhador de empresa que faz a linha de transmissão Tocantins/Piauí chegou a ser internado na cidade, mas foi liberado sem realizar o exame

Portal Corrente, com informações do Diário de Alto Parnaíba
O município de Alto Parnaíba-MA, que faz divisa com o município de Santa Filomena/PI, teve o seu primeiro caso confirmado do novo coronavírus. O paciente, um homem de 59 anos, é trabalhador da Construtora Tabocas, empresa responsável  pela construção da linha de energia que liga os estados do Tocantins e Piauí. 
 
Ele sentiu-se mal no dia 28 de abril e foi levado por um colega de trabalho para o Hospital Municipal Zuza Soares, em Alto Parnaíba, onde recebeu os primeiros atendimentos médicos. Liberado para o alojamento, seu estado de saúde agravou-se na quarta-feira (29), sendo levado novamente para o hospital municipal, e em seguida, liberado de volta para casa.

Na quinta-feira (30), ele voltou a ser internado, depois foi mandado para o ponto de hospedagem, na pousada alugada pela empresa, na Rua Prefeito José Sabores (Centro). Com o agravamento do quado de saúde, a empresa mandou deixar o profissional doente na  sua terra natal, no estado de Pernambuco, onde submeteu-se ao exame para confirmação da Sars-Cov-2  no laboratório ELAB, de São José do Belmonte, que deu resultado positivo para a Covid-19.
 
Após colegas de trabalho vazar áudios nas redes sociais com pedido dos familiares para os contactantes de Alto Parnaíba, procurar isolarem-se imediatamente e avisar a equipe de saúde para a realização de testes, o prefeito Rubens Sussumu Ogasawara gravou um vídeo e divulgou nas redes sociais para confirmar a informação.

Ao meio-dia desta sexta-feira (8), um comunicado emitido pela Vigilância Epidemiológica de Alto Parnaíba confirmou a informação, mas ressaltou que o caso não será notificado no município, pois ele teria realizado o exame somento na sua cidade de domicílio, no estado de Pernambuco.

O município tem ainda 6 casos suspeitos, todos em isolamento domiciliar.

Confira o comunicado na íntegra:


"A Vigilância Epidemiológica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o paciente JRM, 59 anos,  foi notificado pelo município de Alto Parnaíba, como síndrome gripal e, posteriormente, como Síndrome Respiratória Aguda, realizadas todas as condições de manitoramento e acompanhado enquanto hospitalizado enquanto hospitalizado, e, recebendo alta por transferência, o paciente retorna ao seu município de origem para cumprimento da quarentena com todas as orientações quanto ao cuidado domiciliar, sendo afastado temporariamente de suas atividades laborais. A nível de Vigilância em Saúde, o paciente se enquadra como caso confirmado de seu município de origem, haja vista que foi diagnósticado laboratorialmente na cidade de Betânia-PE, entrando como caso confirmado da mesma, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Porém, todas as condutas e medidas preventivas vão ser tomadas na mesma proporção que o caso exige,  e seguimos atentos no controle Municipal. Pedimos a população que mantenham-se em casa".

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »