10/05/2020 às 15h38min - Atualizada em 10/05/2020 às 15h38min

Mães são homenageadas com recital online por crianças participantes de projeto de leitura em Riacho Frio

Pedagogo desenvolve o projeto no quintal da casa, com acervo próprio de livros

As mães das crianças participantes do projeto “Estímulo à leitura na quarentena do Covid-19”, no pequeno município de Riacho Frio, Extremo-Sul do Piauí, receberam neste Dia das Mães uma surpresa especial: um vídeo com mensagens e poemas recitados pelos próprios filhos
 
Segundo o idealizador do projeto, o pedagogo Enilson Gladiel Miranda, a iniciativa tem como objetivo homenagear as mães. “Dia das Mães é uma data muito especial, pois homenageia todas as mães, que merecem nosso reconhecimento e respeito, pois são as responsáveis pela continuidade da vida, são fontes de afeto, carinho e segurança. Por isso, escolher mensagens emocionantes e especiais durante toda a semana, foi uma forma de homenageá-las e surpreendê-las”, colocou.
 
Desenvolvido no quintal da própria casa do pedagogo, o projeto de leitura envolve cerca de 100 crianças da cidade, de diferentes idades. “Coloquei um acervo de 300 livros no portão de casa e a cada dia incentivava através das redes sociais e também verbalmente”, explica.
 
Ao escolher o livro, a criança o leva para casa, escreve um resumo e apresenta para a turma. “Por conta da quarentena limitamos a culminância à participação de 25 crianças, que contam ou lêem para os colegas o resumo da obra que escolheram”, relata. A criança então devolve o livro e escolhe outro para levar para casa.
 
Enilson conta com o apoio de colegas pedagogos, uma acadêmica do curso de Psicologia, além dos próprios pais das crianças, que estimulam e acompanham as atividades dos filhos.
 
Para a culminância do projeto do Dia das Mães, foi necessária a participação dos pais das crianças, que gravaram os vídeos com os seus filhos e os enviaram ao professor, para serem editados. “Esse recital, com poesias, músicas e mensagens, foi todo feito com cada criança em sua própria casa. Elas ensairaram muito e depois gravaram os vídeos. Esta será a segunda culminância do nosso projeto e desta vez será em homenagem a pessoa que nos trouxe ao mundo!”.

O pedagogo finaliza afirmando que o isolamento social não é empecilho para o desenvolvimento do projeto. “Com a pandemia devemos reinventar aos trabalhos e metodologias pedagógicas, e neste caso, ajudando as crianças a superar as adversidades através do eu lírico”, reforça Enilson.

Aos que tiverem interesse em colaborar com o projeto com doações de livros, máscaras ou álcool gem podem entrar em contato com o pedagogo através do telefone (89) 9 8106-7480.



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »