10/05/2020 às 16h31min - Atualizada em 10/05/2020 às 16h31min

Primeira paciente da Maternidade Evangelina Rosa que contraiu Covid-19 recebe alta

Redação

Um dia das mães diferente e emocionante foi vivido por profissionais e uma paciente da Maternidade Dona Evangelina Rosa. Sandra Cruz é a primeira puérpera curada após dar entrada na unidade diagnosticada com covid-19. Ao ter a alta anunciada, a mãe recebeu homenagens e foi surpreendida com a presença da filha, que testou negativo para o novo coronavírus e veio de Palmeirais, localizado à 122 km de Teresina, seu município recepcionar a mãe.

Outra paciente, que não quis ser identificada, também recebeu alta médica e reencontrou o filho. Uma terceira mãe, também já curada, não recebeu alta, pois ainda faz uso de medicações.

Emocionada, Sandra Cruz não conteve as lágrimas ao ver a filha, que a aguardava do lado de fora da maternidade. Ela deu entrada na MDER no último dia 23 de abril e pariu no dia 25 do mesmo mês. Foram 18 dias de internação, dos quais, 16 na UTI Materna, exclusiva para casos da doença. “ Eu não tenho palavras para agradecer a essa equipe que cuidou de mim com tanta dedicação”, agradeceu ao se despedir dos profissionais da maternidade.

O diretor-geral da Maternidade, médico Francisco Macedo, destacou o orgulho que possui pela equipe da MDER , com profissionais extremamente preparados. “A recuperação das mães é fruto de muito empenho e dedicação. Além disso, a Unidade Hospitalar se adiantou e preparou uma plano de contingência para enfrentar a crise sanitária. Vamos vencer”, completa.

Referência em tratamento de alta complexidade, a Maternidade Dona Evangelina Rosa está com todos seus setores orientados e treinados para trabalhar no combate à pandemia. Na parte externa da casa, foi instalado um estande com consultório, recepção para receber gestantes, orientá-las, testá-las e classificá-las quanto ao risco, além de encaminhá-las para o local indicado. Uma ambulância é disponibilizada para transferência pacientes em casos necessários.

Além disso, A MDER dispõe 10 leitos de UTI e 16 leitos de internação clínica.  Todas as medidas para proteger pacientes e colaboradores. Não está sendo permitida a presença de acompanhantes nos Centros Cirúrgicos (CC), Obstétrico (COS) e sala de recuperação pós-anestésica. As visitas à pacientes estão suspensas.


Duzentos pacientes já tiveram alta após tratamento no Piauí

 

Desde os primeiros três casos confirmados da Covid-19 no Piauí, no dia 19 de março, 200 pacientes infectados com a doença já tiveram alta médica, em todas as regiões do estado. O número representa mais de cinco vezes mais do que os 37 óbitos em decorrência da doença registrados até a manhã desta sexta-feira (8).

Uma das altas mais recentes foi a de um casal do Maranhão que foi tratado no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Uma mulher, de 31 anos, e um homem, de 34, deixaram a unidade de saúde nessa quinta-feira (7). O casal estava internado desde a sexta-feira (1º) para tratar a doença, diagnosticada no dia 22 de abril. Eles vieram buscar atendimento médico no Piauí porque a mulher é piauiense.

Segundo o diretor clínico do hospital, médico Justino Moreira, o homem, primeiro a ser internado, estava com falta de ar importante e recebeu todo o suporte necessário para melhorar o desconforto respiratório. Ele vinha tomando cloroquina há 10 dias, mas sem apresentar melhoras. Ao chegar ao hospital, o paciente já apresentava 40% de comprometimento pulmonar.

“Iniciamos um tratamento à base de corticoides e antibióticos e pudemos acompanhar a melhora de todo o quadro”, afirma o médico. Segundo ele, a esposa, que também foi internada posteriormente, apresentou um quadro mais leve da doença.

Outro paciente que venceu a Covid-19 foi um homem de 46 anos, que deixou o Hospital Getúlio Vargas (HGV) também nessa quinta-feira (7). O vigilante de iniciais J.A.B.L foi transferido do Hospital da Polícia Militar (HPM) para o HGV no dia 27 de abril, passou 10 dias internado, sendo quatro dias em estado grave, na UTI. Na saída, ele recebeu o carinho da equipe multiprofissional.

J.A.B.L fez uma alerta na saída para que as pessoas obedeçam ao isolamento social. “A quarentena está aí, se vocês acham que não vai acontecer com vocês, é bom se prevenir”, aconselha.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »