14/05/2020 às 08h02min - Atualizada em 14/05/2020 às 08h02min

Proibição de consumo de bebidas alcoólicas e do transporte intermunicipal estão entre as medidas que valerão no final de semana no Piauí

Viviane Setragni
Redação



 

O governador Wellington Dias (PT) anunciou na tarde desta quarta-feira (13) uma série de medidas para forçar o isolamento social no estado a partir do dia 15 de maio, feriado de antecipação do Dia do Piauí. 

A partir de zero hora de sexta-feira (15) - feriado de antecipação do Dia do Piauí -  estará proibida a circulação de ônibus e vans intermunicipais nas rodovias do Piauí. A medida vale de sexta até domingo. 

Na sexta e no sábado funcionarão os serviços essenciais - postos de combustíveis, supermercados, padarias, serviços de delivery, e serviços de borracharias com regras de higiene. No domingo, todos esses serviços deverão ser suspensos.

Bancos e lotéricas deverão permanecer fechados durante todo o final de semana. Obras de construção civil, exceto as emergenciais, também deverão ser paradas.

No decreto, o governador também barra o consumo de bebidas alcoólicas para evitar mais acidentes e superlotação das emergências dos hospitais. O documento orienta as forças de segurança a combater as aglomerações e o consumo de bebidas alcoólicas em lugares públicos. Há uma recomendação também para a realização de operações para identificar motoristas dirigindo embriagados. 

Também serão feitas barreiras nas divisas com regra de quarentena. Quem vier de outro estado ao Piauí, terá que ficar em isolamento, acompanhado por órgãos de saúde, e fazer testes de Covid-19.

Em vídeo, o governador disse que as medidas serão adotadas após dialogar com vários setores para melhorar os índices de isolamento social. 

"Para que o isolamento volte acima de 50% no Piauí", disse o governador. 

O estado alerta para um possível colapso no sistema de saúde, já que a ocupação de leitos de UTIs já chega a 47%. O índice de isolamento social vem caindo e preocupando as instituições.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »