18/05/2020 às 10h17min - Atualizada em 18/05/2020 às 10h17min

Corrente e São Gonçalo do Gurgueia estão entre os municípios que farão testes rápidos para Covid-19 no Piauí esta semana

Nova pesquisa será realizada em 15 municípios a partir da próxima quarta (20)

Viviane Setragni
Redação
Foto: PMSG

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e o Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) darão início à 3ª etapa da pesquisa com testes rápidos para descobrir a taxa de infecção real da Covid-19 no Piauí. Os trabalhos começam na próxima quarta-feira (20) e vão até sábado (23), em 15 municípios. A meta é alcançar 4,8 mil entrevistados, que também devem se submeter ao exame que permite atestar a infecção pelo novo coronavírus.

As cidades escolhidas para a pesquisa são Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Teresina, Oeiras, Floriano, Picos, Valença, São Raimundo Nonato, Corrente, Uruçuí, Coivaras, Pimenteiras, Fronteiras e São Gonçalo do Gurguéia. Serão montadas 64 equipes, cada uma formada por um pesquisador e um enfermeiro. Eles visitarão residências escolhidas por meio de sorteio, para aplicar um questionário e realizar o teste rápido para Covid-19.

“O profissional de Saúde vai com todos os equipamentos de proteção, como máscara, face shield (protetor facial), luva e roupa especial, conforme orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS). Com uma perfuração no dedo, o exame dá o resultado em 15 minutos. Caso o morador teste positivo, oferecemos o teste aos outros moradores”, explica Batista Teles, diretor do Instituto Amostragem.

O instituto ressalta que as equipes de pesquisa estarão devidamente identificadas com crachá e carro caracterizado. As visitas ocorrem entre 7h30 e 18h30. Os pesquisadores pedem aos entrevistados informações sobre doenças pré-existentes, sintomas eventualmente apresentados, contatos com pessoas ou familiares que viajaram e comportamento quanto ao isolamento social. A orientação é para que o pesquisador evite adentrar a residência e mantenha a distância mínima de um metro do entrevistado. “Pedimos à população que receba nossas equipes. A recusa atrapalha o processo, implica em novo sorteio e nos impede de ter um retrato real e medidas eficientes de combate à Covid no Piauí”, reforça Teles.

No dia 30 de abril, o instituto apresentou os primeiros resultados colhidos na primeira pesquisa, realizada com mais de quatro mil pessoas, em 14 municípios do Piauí. Das pessoas entrevistadas, cinco testaram positivo para Covid-19, isso significa uma taxa de infeção de 0,1156%. De acordo a pesquisa, a estimativa era de que 3.783 estivessem infectados com a Covid-19.

A segunda rodada da pesquisa entrevistou e testou 4.772 pessoas, residentes em 14 municípios do Piauí, entre 6 e 9 de maio. Vinte e cinco domicílios tiveram resultado positivo para a doença, revelando uma taxa de infecção de 0,5239%, bem maior do que a apresentada na primeira pesquisa.

Os dados auxiliam na redução da subnotificação da doença, orientam os gestores na elaboração de estratégias de combate e direcionamento das ações.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »