18/05/2020 às 16h25min - Atualizada em 18/05/2020 às 16h25min

Medidas restritivas mais rígidas surtem efeito no Piauí

No domingo (17), o Piauí ficou entre os cinco estados com melhor isolamento social do Brasil.

Redação

Com o aumento das restrições de atividades econômicas a partir da antecipação do feriado do Dia do Piauí, na sexta-feira (15), os índices de isolamento social tiveram melhora significativa nesse fim de semana. De sexta a domingo (17), o isolamento social médio foi de 50,7%, bem maior do que o registro nos dois últimos fins de semana anteriores: 42,33% de 8 a 10 de maio e 44,33% de 1º a 3 de maio.

Na sexta-feira (15), o isolamento foi de 49,40%, oito pontos percentuais acima do registrado na sexta anterior (8), que foi de 41%. No sábado (16), foi de 47,30%, contra 42% do sábado, dia 9. Nesse domino (17), foi de 55,4%, mais de dez pontos acima do registrado no domingo dia 10, quando foi celebrado o Dia das Mães. Naquela data, apenas 44% da população piauiense ficou em casa.

 

O governador Wellington Dias comemorou os resultados. “No domingo, com o índice de 55,4%, ficamos entre os cinco estados com melhor isolamento social do Brasil. Foi uma vitória importante contra o coronavírus, pois evitou pessoas circulando, menos transmissão, menos pessoas doentes, menos demanda por vaga hospitalar. Esse é o objetivo e a população é parte dessa vitória. Vamos prosseguir e é assim que vamos vencer a Covid-19”, disse o chefe do executivo piauiense.

Para manter os piauienses em casa, o Governo do Estado decidiu antecipar o feriado do Dia do Piauí (19 de outubro) para a última sexta-feira, dia 15 de maio. Além disso, o governador expediu o decreto nº 18.978, com medidas mais restritivas de isolamento social, como o fechamento de supermercados e postos de combustíveis no domingo (17), a proibição de transporte de passageiros dentro e fora dos municípios durante os três dias (15, 16 e 17) e ainda a proibição de venda de bebidas alcoólicas presencial, sendo permitido apenas por delivery.

Fiscalização

Para garantir o cumprimento do decreto, a Polícia Militar fez fiscalizações. Segundo o relatório do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) da Coordenadoria Geral de Operações da PM, 234 estabelecimentos foram fechados por não serem autorizados a funcionar.

O relatório aponta ainda 2.287 atendimentos, 5.071 pessoas orientadas e abordadas a ficar em casa e 3.234 veículos abordados. A PM registrou ainda 26 Termos Circunstanciais de Ocorrência (TCOs) por desobediência à Medida Sanitária, 18 TCOs por perturbação, 277 autos de infração de trânsito (AITs) e 22 remoções de veículos.

Índice isolamento

Apesar do êxito, Wellington continua preocupado porque o índice de isolamento ainda está abaixo do registrado nas últimas semanas de março, quando ficou próximo de 60%, e aquém do ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a propagação do novo coronavírus, que é de 70%.

Dias reforça que ficar em casa é hoje a medida mais rápida de evitar a propagação do coronavírus no Piauí e, se a sociedade não colaborar, mais pessoas adoecerão. “Quanto mais pessoas contaminadas, mais pessoas vão precisar de vagas de internação. Então, queremos que as pessoas tenham dignidade no atendimento, para isso não pode haver o colapso”, frisou o governador.

Pesquisa

Na semana passada, o Governo do Estado divulgou os resultados da segunda etapa da pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem sobre o índice de contaminação da Covid-19 no Piauí. A pesquisa estima que haja mais de 17 mil pessoas infectadas com a doença no estado, 4,5 vezes maior que na primeira estimativa.

O aumento é devido a queda no isolamento social. “As pessoas precisam se conscientizar da importância do isolamento social, porque do jeito que caminhamos, vamos chegar, daqui a 15 ou 20 dias, em uma probabilidade de o sistema de saúde estar em colapso. Então, é um problema muito grave, segundo o que os pesquisadores viram no interior do estado é que as pessoas não estão em isolamento, é como se nada tivesse acontecendo”, afirmou o diretor do Instituto Amostragem, João Batista Teles.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »