19/05/2020 às 09h50min - Atualizada em 19/05/2020 às 09h50min

EXTREMO-SUL: Cidades registram Covid-19 pela primeira vez e primeira dama de Bom Jesus infectada. Confira aqui a situação da região.

Viviane Setragni
Portal Corrente
Publicado às 9h50min

Os municípios de Curimatá e Avelino Lopes, no Extremo-sul do Piauí, registraram pela primeira vez casos de Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde de Avelino Lopes publicou, às 14h de ontem (18), um boletim informando sobre o primeiro resultado positivo, detectado por meio de dois testes rápidos. Segundo o informe, o paciente se encontra em isolamento domiciliar supervisionado, mas não dá detalhes sobre onde o paciente pode ter se contaminado.

Já a prefeitura de Curimatá emitiu um boletim às 21h, informando sobre os 2 primeiros casos na cidade. Um deles trata-se de uma mulher idosa, de 80 anos, que teria se submetido a uma cirurgia ortopédica há 18 dias em Floriano, onde possivelmente contraiu a doença. A segunda paciente, também uma mulher, tem 20 anos de idade e convive com a paciente anterior. A prefeitura esclarece que a investigação terá continuidade, com realização de exame no Lacen, e que as pacientes seguem em isolamento domiciliar monitorado.

Na manhã desta terça-feira (19), o prefeito do município de Bom Jesus, Marcos Elvas, publicou em sua página do Facebook uma nota informando que a primeira-dama do município e secretária de Assistência Social, Claudia Elvas, testou positivo para o novo coronavírus, embora tenha tomado todas as medidas para evitar o contágio. Ela segue assintomática, em isolamento. Segundo o painel Covid-19 do Piauí, Bom Jesus tem 22 casos notificados.

O município de Corrente informou na noite de ontem que o número de casos estabilizou em 17, todos assintomáticos e em isolamento domiciliar. Nenhum dos casos confirmados no município necessitou de internação hospitalar.

Na região das chapadas do Extremo-Sul piauiense, há ainda 2 óbitos registrados em Júlio Borges, cujos pacientes possivelmente foram contaminados durante internação hospitalar em Floriano. O município segue sem novos casos, assim como Morro Cabeça no Tempo, que teve um caso positivo, já com alta médica, e segue também sem novos casos.

Na região do Alto Médio Gurgueia, com exceção de Bom Jesus, todos os municípios seguem estáveis, sem novos casos.



Atualizado às 11h

O município de Parnaguá divulgou por meio do Whatsapp, às 11h, um post informando sobre o primeiro caso no município. 

Atualizado às 13h30min

Segundo a postagem da Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de uma paciente de 44 anos, que acompanhou um familiar durante um tratamento de saúde em Floriano e posteriormente desenvolveu os sinotmas da Covid-19, como tosse seca e perda de olfato. A confirmação foi feita por meio de teste rápido. A nota não informa se a paciente está internada em alguma unidade de saúde ou se está em isolamento domiciliar.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »