23/05/2020 às 23h55min - Atualizada em 23/05/2020 às 23h55min

COVID-19 NO EXTREMO-SUL: Curimatá com 4 casos confirmados e primeiro caso em Gilbués e Parnaguá são os destaques da semana

Barreiras do Piauí também teve seu primeiro caso notificado

Viviane Setragni
Portal Corrente
O coronavírus segue avançando lentamente na região Extremo-Sul piauiense, deixando as autoridades de saúde em alerta, já que a região não dispõe de estrutura hospitalar suficiente para atender possíveis pacientes no caso da pandemia necessitarem de cuidados intensivos.

Na região das Chapadas do Extremo-Sul, o município de Avelino Lopes permanece com um caso, notificado no dia 18. Corrente ocupa o topo da lista na região, com 19 casos notificados pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo informações divulgadas nas redes sociais, a criação do protocolo de tratamento e manejo dos pacientes com a Covid-19 começou a ser discutida na sexta-feira (22), com a participação de médicos e de representantes da secretaria.

Curimatá, que teve os seus primeiros dois casos registrados no dia 18, notificou mais um no dia 19 e no dia 22 confirmou o seu quarto caso positivo de Covid-19.

O município de Júlio Borges, pelo Painel Covid-9 da Sesapi, tem 3 casos confirmados, sendo 2 deles óbitos, cujos pacientes, estima-se, foram contaminados no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, onde estiveram internados para procedimento médico, sendo o terceiro caso um dos acompanhantes do segundo paciente. Este encontra-se em isolamento domiciliar.

Morro Cabeça no Tempo não registrou novos casos, tendo notificado apenas um paciente, que já recebeu alta médica.

Já o município de Parnaguá notificou o seu primeiro caso de novo coronavírus no dia 19, tratando-se de uma mulher que acompanhava o pai em procedimento médico no Hospital Tibério Nunes.

Riacho Frio permanece sem nenhum caso confirmado. Apesar disso, o município encontra-se com alto índice de isolamento social, chegando a 70%, por conta do lockdown preventivo decretado pelo prefeito Betim, sendo destaque na mídia estadual. Alguns comerciantes e moradores da cidade, entretanto, reclamaram nas redes sociais, alegando que os pequenos comércios não têm mais condições de vender fiado, já que o município não teria agências bancárias, motivo pelo qual necessitariam deslocar-se até Corrente para sacar dinheiro, o que não estaria sendo permitido.

Ainda próximo à Corrente, o município de Gilbués notificou o seu primeiro caso de Covid-19, sendo um paciente idoso, com alguns sintomas, sendo ele levado para ser atendido em unidade de saúde de outro município pela própria família, onde realizou um teste que confirmou a contaminação.

Pelo painel da Sesapi neste sábado, há também um novo caso confirmado em Barreiras do Piauí, embora não haja informações no site da prefeitura.


Segundo boletim divulgado pela prefeitura de Bom Jesus, município localizado a 250 km de Corrente, já são 39 casos confirmados, sendo destes, 13 recuperados. 

Como destaque ainda neste sábado, um paciente de Cristino Castro, internado no dia 22 naquela cidade e, diante da evolução do quadro de tosse seca e falta de ar, foi transferido para o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, onde veio à óbito. A testagem do paciente confirmou positivo para Covid-19.

Com exceção deste último caso, que evoluiu para internação hospitalar e óbito, e o caso de Gilbués, que foi levado à unidade hospitalar de outro município, todos os casos confirmados na região estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados pelas respectivas secretarias de Saúde de seus municípios.


Como medida para reforçar o enfrentamento ao novo coronavírus na região, nesta semana o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), divulgou que o Hospital Regional de Corrente passa por melhorias estruturais, que farão com que a unidade – que atualmente conta com sete leitos clínicos e dois leitos de estabilização, passe a ter 20 leitos clínicos e cinco de estabilização. A Sesapi também estuda a instalação de um hospital de campanha no município e o apoio à prefeitura para a abertura da UPA 24 horas da cidade, além de buscar pela habilitação da unidade, pelo Ministério da Saúde, para o tratamento de pacientes com a Covid-19. A ideia conta com o apoio do governador do Distrito Federal, Ibaneis Júnior.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »