25/05/2020 às 18h22min - Atualizada em 25/05/2020 às 18h22min

Santa Filomena registra seu primeiro caso de Covid-19

Viviane Setragni
Portal Corrente
Imagem: João Marcelo Soares
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Filomena publicou uma nota de esclarecimento na manhã desta segunda-feira (25), informando sobre o primeiro caso positivo de Covid-19.

Segundo a nota, o paciente que deu resultado positivo é funcionário de uma das empresas que participam da construção da ponte sobre o Rio Parnaíba. Ele é do sexo masculino, tem 29 anos de idade e teria vindo do estado de Alagoas no dia 14 de maio para prestar serviço à empresa. No dia 20 de maio procurou os serviços de saúde apresentando febre, tosse e diarreia, relatando que desde o dia 17 de maio já apresentava os sintomas. No atendimento realizado na Sala Exclusiva para COVID-19, o paciente foi notificado à vigilância epidemiologia como Suspeito para Covid19.

A empresa neste mesmo dia providenciou um teste rápido para ser realizado, e mesmo não havendo tempo de sintomas para fazer a testagem, o mesmo foi realizado tendo resultado negativo. Porém, diante dos sintomas que indicavam a presença da doença, a equipe médica indicou o isolamento domiciliar e o paciente cumpriu com muita responsabilidade. Chegando ao 9º dia de sintomas, foi realizado novamente o teste rápido, desta vez fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde, sendo esse com resultado positivo.  

A nota enfatiza que todas as providencias em relação ao monitoramento do paciente e das pessoas que tiveram contato com o mesmo estão sendo tomadas desde o conhecimento do caso, no dia 20 de maio, principalmente no que se refere ao monitoramento e isolamento domiciliar.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta à população ainda que ao primeiro sinal de sintomas relacionados a síndrome gripal, é importante que o paciente procure os Serviços de Saúde para que seja atendido e notificado.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »