27/05/2020 às 08h25min - Atualizada em 27/05/2020 às 08h25min

Confira a situação da Covid-19 nos municípios do Extremo-Sul do Piauí em 27 de maio

Viviane Setragni
Portal Corrente
O novo coronavírus teve alguns novos casos registrados nos últimos dias na região Extremo-Sul do Piauí, com quase nenhum óbito registrado. Em sua maioria, os municípos têm adotado a realização de testes rápidos para detecção da doença.

Também em toda a região há muito poucos casos de internação hospitalar, o que é um alívio para as autoridades de saúde, já que os hospitais João Pacheco Cavalcante, de Corrente, e Júlio Borges de Macedo, de Curimatá, não dispõe de leitos de UTI, embora ambos estejam equipados com leitos de estabilização e ala isolada para os pacientes internados com suspeita ou confirmados de Covid-19. 

Poucas prefeituras mantém as informações atualizadas nos sites institucionais, algumas nas páginas oficiais das redes sociais e algumas apenas lançam os boletins nas redes sociais de forma aleatória, dificultando o acesso da população às informações atualizadas.

Confira abaixo a situação dos municípios que tiveram casos confirmados ou suspeitos:


Avelino Lopes

O município permanece com um caso confirmado, notificado no dia 19 de maio.

 

Barreiras do Piauí

O município chegou a constar no Painel Epidemiológico da Sesapi, mas nesta terça-feira (26) a Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma nota informando que o caso notificado havia sido detectado por meio de teste rápido e que a contraprova realizada confirmou negativo, sendo portanto descartado. O município permanece sem casos de Covid-19

 
 

Corrente

Depois de 4 dias, a prefeitura de Corrente divulgou novo boletim com a situação da Covid-19 no município.

Um novo caso foi notificado, sendo o paciente da zona rural. A localidade não foi divulgada.

Todos os casos continuam assintomáticos, sem necessidade de internação hospitalar, permanecendo em isolamento domiciliar. No boletim também informa que 5 pacientes são considerados recuperados.

 
 
 

Cristalândia do Piauí

Não há casos confirmados no município. Já foram realizados 47 testes, todos com resultado negativo.

 

Curimatá

O boletim atualizado da Prefeitura de Curimatá informa 6 casos confirmados de Covid-19. No município foram aplicados 129 testes e 125 pessoas permanecem em monitoramento. De acordo com o prefeito Valdecir Júnior,  os monitoramentos referem-se a pessoas que estiveram em contato com pessoas infectadas e por isso merecem atenção da Secretaria Municipal de Saúde. Até a próxima sexta-feira, o gestor confirmou que a prefeitura estará adquirindo 300 testes.

 

Gilbués

O município permanece com um caso confirmado.



Júlio Borges

A prefeitura de Júlio Borges notificou no dia 19 o quarto caso de Covid-19 no município. Os dois primeiros casos eram pacientes que estiveram internados no Hospital Tibério Nunes, em Floriano, onde contraíram a doença e posteriormente foram à óbito. Os outros dois casos confirmados na cidade foram os acompanhantes dos primeiros pacientes. Eles seguem assintomáticos e sob monitoramento.

Morro Cabeça no Tempo

O município está com 3 casos notificados. No último boletim, divulgado às 17h de terça-feira, foi notificado o terceiro caso, um paciente de 68 anos, hipertenso, morador do perímetro urbano da cidade.

 

Parnaguá

O município permanece com um caso confirmado, conforme boletim divulgado no dia 25. No dia 26, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma nota esclarecendo sobre as condições do paciente, que segue assintomático.

 
 

Redenção do Gurgueia

O município permanece com um caso notificado, já com alta médica. Nenhum novo caso foi registrado.

Santa Filomena

Notificado na última segunda-feira (25), o primeiro caso confirmado no município encontra-se em isolamento domiciliar e está sendo monitorado, segundo nota da prefeitura.

 

 
São Gonçalo do Gurgueia

O município de São Gonçalo do Gurgueia segue sem nenhum caso confirmado. Um paciente que estava sendo monitorado porque teve contato com uma pessoa infectada em Corrente teve a contraprova com o resultado negativo divulgado no dia 22. 
O município já realizou cerca de 300 testes rápidos, em parceria com a Sesapi.
 

Bom Jesus

Bom Jesus está com 42 casos confirmados. Segundo nota da prefeitura, um paciente internado teve alta e segue em isolamento domiciliar. O número de recuperados é de 17 pacientes.


Não foram encontrados boletins sobre os municípios de Monte Alegre do Piauí, Riacho Frio e Sebastião Barros. No painel epidemiológico da Sesapi não constam casos confirmados para os três municípios.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »