29/05/2020 às 10h46min - Atualizada em 29/05/2020 às 10h46min

Wellington entrega Hospital de Campanha do Verdão e amplia rede de atendimento

O local disponibilizará 103 leitos. Desses, 90 são clínicos, que atendem casos mais leves da doença.

Redação

O governador Wellington Dias entregou, nesta sexta-feira (29), o Hospital de Campanha do Ginásio Verdão em Teresina. O investimento foi de R$ 5 milhões e a unidade ampliará a rede de saúde do Piauí para atendimento de pacientes com a Covid-19.

O Hospital de Campanha do Verdão disponibilizará 103 leitos. Desses, 90 são clínicos, que atendem casos mais leves da doença e 13 de estabilização. A unidade começará a receber pacientes na segunda-feira, 01 de junho. Cerca de 230 profissionais vão trabalhar no hospital.

A estrutura será voltada ao atendimento de pacientes referenciados pela rede pública, encaminhados pelas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) ou prontos-socorros e que precisam de internação com cuidados de baixa e média complexidade, de forma a liberar vagas para atendimentos de maior complexidade nas unidades de saúde tradicionais.

“O hospital de campanha é um trabalho de muitas mãos. Ele será nossa retaguarda para pacientes que exigem uma condição de tratamento antes do agravamento da Covid-19. Assim, vamos desobstruir, por exemplo, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) para a implantação de novos leitos de UTIs”, explicou o chefe do Executivo estadual.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, também participou do momento da entrega da unidade. “Nós temos hoje uma taxa de ocupação de leitos clínicos que nos dá uma situação muito mais confortável do que outros estados. Temos também uma taxa de ocupação de leitos de UTIs melhor que outros estados. Neste hospital de campanha, teremos 103 leitos e um trabalho integrado com a rede, numa interlocução com as demais unidades da rede estadual e municipal que vai garantir a entrada e saída de paciente de outros lugares”, explicou o gestor.

“Chegamos ao fim de um grande desafio ou o início de um grande desafio. Quero agradecer a todos que se empenharam para que este momento pudesse ocorrer. Estamos entregando um hospital de qualidade e com toda condição de atender da melhor forma a nossa população. O governador Wellington Dias se propôs a entender essa pandemia e isso facilitou muito o nosso trabalho, bem como os esforços do secretário de Saúde Florentino Neto e toda sua equipe”, disse o diretor do Hospital de Campanha do Verdão, Jefferson Campelo.

O diretor explicou ainda que, além do atendimento, a parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) proporcionará pesquisas que serão publicados no mundo inteiro, o que vai colaborar com a busca de novos tratamentos para a Covid-19.

Gestão

A obra foi realizada pela Progen, empresa com experiência em construção de hospitais de campanha com montagem de estruturas modulares provisórias. A unidade será operada pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), entidade ligada à Universidade Federal do Piauí (UFPI).

“Com a entrega do hospital, a Fadex ficará responsável também pela aquisição de medicamentos e insumos necessários ao desenvolvimento do projeto; pelas atividades de suporte técnico-científico e administrativo no que diz respeito ao gerenciamento e execução do projeto; assessoria, consultoria e funcionamento das atividades da unidade médica de campanha”, finaliza Florentino Neto.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »