02/07/2020 às 10h05min - Atualizada em 02/07/2020 às 10h05min

Casos de Covid aumentam no Extremo-Sul do Piauí e primeiro óbito é registrado em Corrente

Viviane Setragni
Portal Corrente
O número de casos de Covid-19 têm aumentado em toda a região Extremo-Sul do Estado do Piauí, o que é motivo de grande preocupação para autoridades e para a população, já que a região dispõe de pouca estrutura hospitalar. O Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, localizado em Bom Jesus, o único que dispõe de Unidade de Tratamento Intensivo em toda a região, está com 10 pacientes infectados com Covid internados, o maior número desde o início da pandemia. O município tem 305 casos confirmados, conforme boletim divulgado ontem (1/07), 112 pacientes recuperados e 2 óbitos.

Corrente
A Secretaria Municipal de Saúde de Corrente divulgou nesta quata-feira (1/07) o boletim atualizado sobra a situação da Covid no município, informando 42 pacientes confirmados. O primeiro óbito aconteceu na manhã de ontem, um homem de 74 anos, morador do bairro Morro do Pequi. Ele era cardiopata e portador de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Segundo nota do Hospital Dr. João Pacheco Cavalcante, o paciente foi internado durante a madrugada e já chegou ao hospital em estado bastante grave, com vários sintomas da Covid, sendo imediatamente realizado o teste e confirmada a infecção. A instituição afirma que todo o protocolo para tratamento da Covid-19 foi seguido e a sua transferência chegou a ser providenciada, mas devido ao estágio avançado da enfermidade o paciente não resistiu. O irmão deste paciente também foi à óbito no mesmo dia, mas o hospital esclarece que o teste para Covid deu negativo. 

Este foi o primeiro caso de internação de paciente contaminado por Covid no hospital de Corrente. Até então, todos os casos haviam sido assintomáticos e monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde durante isolamento domiciliar. A Secretaria informou ainda que 30 pacientes já se recuperaram da enfermidade.

Parnaguá
Não foi encontrado o boletim atualizado em nenhuma página oficial do município, mas o Painel Epidemiológico da Sesapi informa 14 casos confirmados. 

Curimatá
Curimatá é o município da região que mais registrou aumento no número de casos de Covid-19, com 44 casos confirmados. 5 pacientes estão internados e 14 recuperaram-se. Curimatá já realizou 631 testes rápidos.

Avelino Lopes
O município permanece desde o dia 26/06 com 3 casos confirmados, tendo 2 pacientes se recuperado.

Júlio Borges
O último boletim divulgado pela prefeitura foi no dia 9/06, quando havia 4 casos confirmados. Mas o Boletim Epidemiológico da Sesapi informa 6 casos no município.

Morro Cabeça no Tempo
O município possui 15 casos confirmados. Segundo boletim da prefeitura, 10 pacientes estão recuperados.

Cristalândia do Piauí
O município não tem casos registrados do Covid-19

São Gonçalo do Gurgueia  
São Gonçalo do Gurgueia não teve novos casos de Covid-19, permanecendo com 5 casos confirmados.

Gilbués
O município possui 9 casos confirmados de Covid-19, segundo boletim da Sesapi. O município não tem as informações atualizadas nos canais oficiais.

Monte Alegre do Piauí
De acordo com o Boletim Epidemiológico da Sesapi, o município possui 12 casos confirmados de Covid-19. Não há qualquer informação divulgada nos canais oficiais da prefeitura.

Riacho Frio
O município não tem casos de Covid-19 registrados

Santa Filomena
Não há informações nos canais oficiais da prefeitura. O Boletim Epidomiológico da Sesapi informa 2 casos confirmados.

Redenção do Gurgueia
Não foi encontrada qualquer informação sobre a situação no município nas páginas oficiais da prefeitura, mas o Boletim Epidemiológico informa 9 casos confirmados no município, sem registro de óbitos.

Barreiras do Piauí
Permanece com 2 casos confirmados, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Sesapi.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »