07/12/2013 às 17h00min - Atualizada em 07/12/2013 às 17h00min

Escritores de Corrente são homenageados com a Comenda Marquês de Paranaguá

Solenidade também lança a idéia da Academia Gurguéia de Letras, História e Ecologia

Portal Corrente

Foi realizada, na noite desta sexta-feira (6), uma solenidade especial, da Câmara Municipal de Corrente,  para entrega da Comenda Marquês Paranaguá aos escritores do município. A cerimônia foi realizada no Tatersal, localizado no Parque de Exposição Alberto Tavares Silva, e contou com a ilustre presença do Senador Wellington Dias,o Deputado Federal Assis Carvalho, a Deputada Estadual Rejane Dias, o Deputado Estadual Fábio Novo, o Prefeito Jesualdo Cavalcanti Barros, a primeira dama Maria do Perpétuo Socorro Cavalcanti Barros, além de lideranças políticas, escritores, familiares e comunidade.

De acordo com Cleonice Moreira Lino, coordenadora da Comissão Editorial do Livro Didático do município, a iniciativa partiu da própria Comissão e foi muito bem recebida pela Câmara de Vereadores. “Corrente possui uma vasta produção literária e constatamos que nunca havia sido feita nenhuma alusão a respeito. A princípio definimos que seria feita algum tipo de premiação, mas em conversa com o vereador Edilson, descobrimos a existência da Comenda Marquês de Paranaguá, aprovada em 2010, a qual os vereadores prontamente concordaram que seria pertinente à ocasião”, esclareceu.

A entrega da Comenda foi feita aos escritores, os quais muitos vieram de outros municípios, onde atualmente residem, além das Comendas in memorian, entregues aos  familiares destes escritores. Durante o evento também foi lançada o marco inicial para a criação da Academia Gurguéia de Letras, História e Ecologia. “Esta Academia irá agregar conhecimentos nestas áreas, assim como mostrar que o Gurguéia está presente, que ele vive e que precisa se desmembrar enquanto estado”, enfatizou Cleonice.

O Senador Wellington Dias registrou sua admiração pela iniciativa: “estou impressionado com a preocupação em se resgatar a memória do município de Corrente. Conheço cada cidade do Piauí e garanto que uma pequena minoria tem se empenhado desta forma. Sinto-me honrado em estar aqui presente e parabenizo a iniciativa, assim como aos escritores homenageados”.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti, também contemplado com a Comenda, lembrou a importância histórica do Marquês de Paranaguá, que atuou de forma ativa na política estadual e nacional, chegando a ocupar o cargo de chefe maior do País. “O estado do Piauí precisa conhecer mais afundo e valorizar a vida deste homem que tanto fez pelo estado do Piauí, atuando ativamente em diversos momentos políticos. Parabenizo os escritores aqui homenageados, prova da grande vocação do povo correntino para a cultura e as letras”, registrou.

Após a solenidade, o coral “Cantos e Encantos”, do Instituto Federal do Piauí,

sob a regência do Maestro Wellington, encantou a todos com excelentes interpretações da música popular brasileira e do hino a Corrente.

A Medalha de Mérito Legislativo foi concedida  aos seguintes escritores:

Antônio José Guerra

Cândido Carvalho Guerra Filho

Cândido Carvalho Guerra

Edilson de Araújo Nogueira

Augusto Weguelin Nogueira Paranaguá (in memorian)

Correntino Weguelin Nogueira Paranaguá (in memorian)

Jesualdo Cavalcanti Barros

Oton Mário José Lustosa Torres

Zilma Martins da Cunha (in memorian)

Edson Viana de Azavedo

Edy Guerra Nogueira (in memorian)

Eliene Nogueira Rocha Custódio

Isaque Folha Damasceno

Jackson da Cunha Nogueira

Joana Santana da Rocha

Jonas Barreira de Macedo (in memorian)

Juramir Cavalcante Lacerda

Keila Rosane Rocha Nogueira

Laécio Barros Dias

Maria Áurea Folha Damasceno

Mirian de Araújo Folha Oliveira

Padre José Anchieta de Alcântara Melo

Monsenhor Rui Cavalcante Barboza

Pastor Glênio Fonseca Paranaguá

Rita Mônica de Andrade Fonseca

Rosaly Dias Hübner

Terezinha de Jesus Nogueira

Doralina de Oliveira Nogueira

Evandro Fonseca Paranaguá

José Cândido Bitencourt de Albuquerque

Celso Cavalcante Batista

Maria do Perpétuo Socorro Cavalcanti Barros

Joaquim Nogueira Paranaguá (in memorian)

Aelson Barros Dias

Estelita Guerra (in memorian)

Francisco José Barros Mendes

 

Confira galeria completa de fotos.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »