14/07/2020 às 11h22min - Atualizada em 14/07/2020 às 11h22min

Governo inicia obras dos assentamentos da Barragem Atalaia em Sebastião Barros e Corrente

O início dos trabalhos permitirá também a retomada das obras de conclusão da barragem

Redação

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) iniciou as obras de reassentamento nos municípios de Sebastião Barros e Corrente, na região sul do estado. As obras fazem parte da construção de dois loteamentos para os moradores que vivem no entorno da barragem Atalaia, sendo 40 casas em Sebastião Barros e 40 casas em Corrente.

Os conjuntos habitacionais contarão com toda infraestrutura necessária de moradia, como pavimentações asfáltica e poliédrica, energia elétrica, abastecimento de água, terras para cultivo, dentre outras melhorias.

O diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral, destaca que o início dos trabalhos na região proporcionará também a retomada das obras de conclusão da barragem Atalaia, que já se encontra com mais de 80% executadas. “Já estamos em fase avançada, faltando fechar os maciços, o que será possível com a construção dos assentamentos e o deslocamento dos moradores ao redor da barragem”, diz o gestor.

Segundo ele, o Idepi conseguiu aprovar a reformulação do plano de trabalho da barragem Atalaia junto à Codevasf, assegurando o valor de R$ 12 milhões e garantindo, assim, os recursos financeiros para execução do empreendimento, cuja capacidade de acumulação é de mais de 200 milhões de m³ de água e sangradouro com largura de 70m.

“Estamos otimistas quanto à retomada desta obra, pois ela é importante para o abastecimento de água das cidades circunvizinhas de Sebastião Barros, Corrente e Cristalândia do Piauí, beneficiando mais de 29 mil habitantes”, pontua o diretor do Idepi.

Além disso, Leonardo Sobral explica que a barragem Atalaia também permitirá a irrigação ao longo do vale à jusante e montante da barragem; aproveitamento hidroagrícola em torno do lago, além da possibilidade de implantação de atividades de piscicultura e lazer no local da obra.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »