13/08/2020 às 21h45min - Atualizada em 13/08/2020 às 21h45min

Governador autoriza reestruturação e elaboração de Plano de Cargos e Salários do Emater

O governador Wellington Dias se reuniu, nesta quinta-feira (13), com o diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí […]

Governo do Piauí

O governador Wellington Dias se reuniu, nesta quinta-feira (13), com o diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), Francisco Guedes. Em pauta, a reestruturação de instalações físicas e do quadro de pessoal, além da construção de um Plano de Cargos e Salários para os servidores do órgão. Participaram do encontro o secretário de Estado da Fazenda e coordenador do Pacto pela Retomada Organizada (Pro Piauí), Rafael Fonteles; a secretária de Estado da Administração e Previdência, Ariane Sídia e o deputado estadual Franzé Silva.
 

Na oportunidade, o chefe do executivo estadual autorizou a liberação dos recursos para a retomada das atividades do Projeto de Crédito Rural, além da regularização das atividades dos convênios nacionais e internacionais, a exemplo do Programa Viva o Semiárido, Progere II e Projeto Água Doce.
 

Para a retomada total das atividades, o governador autorizou a reforma das 17 regionais do Emater, locação de veículos e a compra de mobiliários e equipamentos. Ficou acertado ainda a contratação de até 32 servidores terceirizados. O objetivo é que, com o fomento das atividades do Emater, sejam injetados na economia local cerca de R$ 80 milhões.
 

“Tratamos da modernização e também na construção de uma alternativa para o projeto de carreira interna dos servidores. Queremos fortalecer o segmento produtivo da agricultura familiar e, por consequência, os mercados locais, ampliando investimentos e fazendo girar a roda da economia”, destacou o governador.
 

No que diz respeito à elaboração de um plano de cargos e salários para os servidores, o Estado encaminhará o projeto para Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) ainda no segundo semestre de 2020.
 

“O governador pediu celeridade nos encaminhamentos do Plano de Cargos e Salários dos servidores do instituto. A ideia é apresentar a proposta quando o Estado sair do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O que deve ocorrer ainda em outubro deste ano”, explica o deputado Franzé Silva.
 

Outra novidade é a pactuação de um convênio do Emater junto à Agência Piauí Fomento para que cada escritório regional do órgão se torne um ponto de referência também da agência, ampliando a atuação do instituto para além do meio rural, atingindo também os micro e pequenos empresários do perímetro urbano.
 

“Saio muito feliz dessa audiência porque o governador autorizou as demandas do Emater de reestruturação do órgão, da elaboração do plano de cargos e carreira dos servidores, da estruturação para o crédito rural orientado, do convênio com a Piauí Fomento, aumento de pessoal com a contratação de estagiários e regularizações dos convênios nacionais e internacionais, de modo que, com essa injeção de ânimo, poderemos atender mais e melhor os agricultores familiares”, comemora Francisco Guedes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »