19/08/2020 às 09h11min - Atualizada em 19/08/2020 às 09h11min

Fórum lança ações para expandir agricultura familiar no Nordeste nesta quarta (19)

O evento contará com a participação de governadores e secretários da região. Acesse aqui o canal do Fórum e acompanhe ao vivo o evento.

Redação

O Fórum dos Gestores da Agricultura Familiar do Nordeste lança, nesta quarta-feira (19), o Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE) e o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar (Siraf/NE), duas importantes ações que visam fortalecer o cooperativismo e o associativismo da agricultura familiar. O evento, que contará com a participação de governadores dos estados do Nordeste, terá transmissão ao vivo no canal fórum no YouTube, às 16 horas. O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Hérbert Buenos Aires, confirmaram presença ao evento.

O PAS/NE é uma estratégia do fórum com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, com a finalidade de fortalecer e expandir a agricultura familiar, construída em diálogo com os movimentos sociais e a sociedade civil organizada. A implantação do programa está se dando de forma progressiva, a partir das diferentes possibilidades dos governos estaduais, mas cada avanço é compartilhado no ambiente do fórum, permitindo que sejam replicados, de forma colaborativa.

Já, o Siraf/NE é um portal regional que sistematizará a oferta dos produtos da agricultura familiar existentes na região Nordeste. Além de facilitar o acesso e qualificar as informações de mercado, agilizando os processos de compras governamentais e abrindo novos canais de comercialização com o setor privado, contribuirá com o fortalecimento das cooperativas e associações da agricultura familiar, que serão responsáveis pela alimentação de sua base de dados, dando visibilidade à diversidade dos produtos e ao volume de produção.

O evento contará com a participação de governadores da região, dos secretários estaduais responsáveis por essas políticas, de técnicos e dirigentes dos governos estaduais, lideranças e assessores dos movimentos sociais e organismos internacionais.

Canal Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste, no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC-1PG6a8d2koyQ7L9MELGZw?view_as=subscriber

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »