13/12/2013 às 17h35min - Atualizada em 13/12/2013 às 17h35min

Professores da rede municipal de ensino participam do I Seminário do PNAIC

Resultados do programa já podem ser constatados em salas de aula

Portal Corrente

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (13), o I Seminário Municipal sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação, Maria do Socorro Cavalcanti, a Superintendente de Educação do município, Socorro Amorim, a Professora Priscila Souza, em nome da 15ª Gerência Regional de Educação, a Coordenadora do PNAIC no município, professora Noelma Rocha, as professoras orientadoras e todos os educadores que participam do programa, professores do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental do município.

A Superintendente Socorro Amorim destacou que o município está cumprindo com todas as metas assumidas, desde que assumiu o compromisso, e que os resultados já podem ser constatados em sala de aula: “este sucesso é resultado do envolvimentos de todos que estão realizando esta capacitação e estamos felizes por estar aqui, hoje, realizando uma prestação de contas, ao prefeito e à sociedade, com resultados positivos”.

A vereadora Valéria Lemos, que também é educadora, afirmou que, apesar de opiniões desfavoráveis ao início do programa, o esforço e a luta de todos que se comprometeram já rende frutos. “Estamos provando que este não é apenas mais um programa, mas é uma oportunidade de mudarmos a realidade da educação de Corrente. O governo federal entra com a sua parte e nós estamos entrando com a nossa, que é o empenho de todos os envolvidos”, destacou a vereadora.

Durante o evento, os alunos do 3° ano da Escola Municipal Bela Vista, sob orientação da professora Iolanda Lago, realizaram uma apresentação cultural, assim como a equipe do PNAIC apresentaram um repente sobre o programa. A professora Priscila Souza proferiu uma palestra, abordando o tema “Alfabetizar é preciso”, seguida por uma palestra ministrada pela Secretária de Educação Maria do Socorro Cavalcanti sobre o PNAIC.

“Apesar das crianças estarem entrando nas escolas com 6 anos de idades, constatamos que chegavam aos 10 anos praticamente sem saber ler. Temos o desafio de mudar essa realidade, para termos um ensino de qualidade. Este programa é gerado a partir do governo estadual, passa pelo estadual e pelo municipal, entrelaçado com curso, qualificações e premiações, com resultados que comprovaremos serem muito positivos. É uma grande oportunidade para a educação”, frisou a secretária.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em Corrente a equipe é composta pelas professoras orientadoras Ana Alice Aguiar, Gelcione Barboza, Maria Luiza Louzeiro e Maria Nilda Rocha, sob coordenação da professora Noelma Rocha.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »