03/09/2020 às 18h24min - Atualizada em 03/09/2020 às 18h24min

Vigilância Sanitária de Gilbués propõe parceria com comércio local para viabilizar melhor condições de higiene e atendimento para a população

Ascom Prefeitura
A equipe da Fiscalização do Comércio e Vigilância Sanitária (VISA), esteve vistoriando os comércios da cidade, dando início à Operação Comércio Legal. 

Além disso, também foram feitas orientação aos comerciantes sobre a documentação necessária - como o alvará tributário, licença da VISA – para a regularização dos comércios.

Entenda o trabalho da Fiscalização do Comércio e da Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária, em comércios do ramo alimentício, fiscaliza itens como: data de fabricação e validade de produtos perecíveis, organização das geladeiras, com separação de bebidas alcoólicas e não alcoólicas (de acordo com a lei que proíbe a venda de bebidas para menores), placas “proibido fumar” e “proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos”, a estrutura física, as vestimentas dos manipuladores de alimentos (se usam aventais, toucas e luvas), entre outros.

Já a Fiscalização do Comércio vai verificar se o alvará tributário está atualizado e as condições de acessibilidade do local (rampas de acesso, banheiros para cadeirantes, etc.).

“A ação da fiscalização é de suma importância para o cidadão e tem como objetivos protege-lo de irregularidades e assegurar a proteção de sua saúde quanto a manipulação de alimentos e outros itens que possam comprometer sua qualidade de vida”, explicou Cires Guerra, secretária da Saúde.

A mesma explica que a medida visa beneficiar os comerciantes que estão legalizados e possibilitar condições para que os irregulares possam se adequar. “Através da fiscalização, a população passa a confiar mais na procedência das mercadorias e nossa intenção é de que eles passem a dar preferência aos comércios regulares, pois a arrecadação vinda dos alvarás é transformada em benefícios para a própria população.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp