03/09/2020 às 20h19min - Atualizada em 03/09/2020 às 20h19min

Piauí tem melhor percentual do Nordeste e é o terceiro do Brasil em testagem para Covid-19

Os dados foram divulgados pela pesquisa PNAD do IBGE.

Redação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) comemora os bons índices de testagem para a Covid-19 da população piauiense divulgados pela pesquisa PNAD do IBGE e continua mantendo o mesmo ritmo de testagem. Segundo a pesquisa, até julho, o Estado testou 10,3% de toda a população, ficando com o primeiro melhor percentual do Nordeste e o terceiro melhor do Brasil em relação à testagem.

O processo de testagem continua com o mesmo empenho para que seja feito o tratamento precoce da população. Até o fim de agosto, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) realizou 39 mil 551 testes RT-PCR, que é mais conhecido como swab nasal e oral, pois utiliza uma haste flexível (cotonete) para colher pelas narinas e garganta o material genético do paciente.

Segundo indicação do Ministério da Saúde, recomenda-se que seja coletado o material do paciente entre o terceiro e sétimo dia de sintomas, preferencialmente, quando a carga viral é maior. Mas também pode ser feito até o décimo dia. O resultado costuma sair entre 24 horas a 72 horas. O Lacen tem capacidade para realizar 1.400 testes por semana.

De acordo com dados do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Piauí (Cievs), já foram realizados 29.732 testes RT-PCR, coletados por meio do sistema GAL, que é um Gerenciador de Ambiente Laboratorial. Esse sistema é usado pelo Ministério da Saúde para receber informações em tempo real sobre os números das doenças e onde elas são mais evidentes.

Por meio do e-SUS Notifica já foram registrados 142.646 testes de Covid-19. O e-SUS é uma ferramenta on-line do Datasus de registro de notificação de casos de síndrome gripal leve, suspeitos e confirmados do novo coronavírus.

A coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, afirma que as duas plataformas juntas (GAL e e-SUS) somam 172.378 testes de Covid-10 no Piauí. “Estamos nos empenhando para saber onde a doença está para agirmos de maneira mais precoce possível”, diz Amélia.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, explica que o Piauí está em uma realidade diferente dos outros estados do país em relação à testagem. “Ficamos acima da médica nacional estando bem posicionados no ranking dos estados brasileiros mais proativos no enfrentamento da Covid-19”, diz o gestor.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp