16/12/2013 às 02h10min - Atualizada em 16/12/2013 às 02h10min

Força Estadual do SUS realizará grandiosa ação em Corrente

Seis especialidades serão contempladas na Força Tarefa

Portal Corrente

Por Viviane Setragni

O Coordenador Geral do SAMU Terrestre e do SAMU Aéreo, e Coordenador da Força Estadual do SUS, Dr. Gerardo Vasconcelos de Mesquita, esteve em Corrente nesta quinta-feira (12), acompanhado do Coordenador da Equipe de Oftalmologia da Força Estadual do SUS, Dr. Samuel Ribeiro Gonçalves, com o objetivo de realizar uma avaliação no Hospital Regional de Corrente para realização de uma Força Tarefa. A visita foi acompanhada pela Diretora do Hospital Regional de Corrente Samara Sá,  o Secretário Municipal de Saúde Edivaldo Reis,  o Dr. Jean Carlos Félix, o Dr. Raimundo Santana e a Coordenadora de Saúde da Família Bianca Franco.

A Força Estadual do SUS é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com as Secretarias Municipais no sentido de estabelecer as principais demandas reprimidas. A ação não é pontual, é uma iniciativa permanente, ou seja, ela  não irá acontecer uma única vez, como esclarece Dr. Gerardo Vasconcelos de Mesquita: “em qualquer situação que o estado perceba uma demanda mais intensa, ou reprimida, por qualquer que seja a razão, a Força pode ser acionada para tentar corresponder  à demanda de cada município. Em casos de calamidades, a Força Estadual também pode ser mobilizada, mas esta será a primeira ação dessa natureza em Corrente, que certamente será seguida de muitas outras”.

Ao todo foram identificadas seis áreas com maior estrangulamento no estado, que são urologia, ginecologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, oftalmologia e ortopedia. Caso seja necessária outro tipo de ação, a demanda deverá ser comprovada para que ela seja estruturada, sempre em parceria com o município, que é quem vai contactar com as cidades  da região do território de referência para poder atuar em cima dessa demanda.

O Secretário Municipal de Saúde, Edivaldo Reis, enfatizou que as demandas são várias e urgentes, e que esta ação será um grande benefício para Corrente e região.

Na inspeção realizada no Hospital Regional de Corrente, foi constatada a viabilidade da realização da Força Estadual, sendo necessária apenas algumas adequações com relação à disponibilidade de leitos. Os médicos das especialidades  que não estiverem no quadro do hospital virão de Teresina até o município, assim como será trazido todo o material necessário para realização dos procedimentos. A previsão para a realização da força tarefa é no início de 2014, após serem constatadas todas as demandas.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »