03/10/2020 às 16h08min - Atualizada em 03/10/2020 às 16h08min

Fogo atinge ponte que liga o centro ao bairro Santana em Formosa do Rio Preto

Portal do Cerrado

A ponte de madeira sobre o rio Preto, que faz a ligação entre o centro e o bairro Santana em Formosa do Rio Preto, foi atingida por fogo na noite deste sábado (3). Oficialmente ainda não se sabe as causas do incêndio que destruiu parte de sua cabeceira ao lado do bairro Santana e nem o horário que o fogo começou.

Logo no início da manhã um carro-pipa da prefeitura debelou as chamas e ponte foi interditada por falta das condições de trafegabilidade.
 


Imbróglio Jurídico

A primeira ponte foi construída em 1961 ainda quando a pequena vila Formosa pertencia ao município de Santa Rita do Rio Preto, ou seja antes da emancipação política, por um voluntário chamado José Guedes com ajuda de moradores do local. Entre os anos de 1979 e 1980 a ponte foi destruída por uma grande cheia, após fortes chuvas que caíram naquela época, e reconstruída no governo do então prefeito Domingos Bispo.

A ponte que seria retirada, e em seu lugar seria erguida um moderno equipamento em aço, foi impedida por um morador que entrou com um mandado de segurança acatado por uma juíza. A Prefeitura recorreu mas a decisão foi mantida por um desembargador do Tribunal de Justiça – TJ. Agora a administração espera uma decisão colegiada do TJ da Bahia.

Modificações ao longo do tempo

Além dos reparos ao longo do tempo que demanda despesas constantes com sua manutenção, a ponte já provocou diversos acidentes (veja aqui , aqui aqui ). Após sua destruição pelas águas em 1980, nova ponte foi construída colocando uma nova estrutura como o chamado pé-direito (a medida entre o chão e o teto de uma construção) que dão sustentação ao seu tablado.

Já no governo de Manoel Afonso, a estrutura de segurança foi modificada tendo substituído o corrimão de madeira por um corrimão de ferro. Além de seu “tablado” que já teve que ser substituído ao longo desses 60 anos de construção.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »