19/10/2020 às 15h43min - Atualizada em 19/10/2020 às 15h43min

Instituto Qualitativa tem suspensa divulgação de pesquisa pela justiça e imprensa questiona a finalidade do instituto

Portal Corrente

O senador Ciro Nogueira divulgou pesquisa, no mês de setembro, feita no município de Marcolândia, cujo resultado indica o nome dele disparado na frente sobre cenários eleitorais para o governo do Piauí.  A pesquisa foi feita pelo Qualitativa, Instituto De Opinião Pública Eireli, criado no dia 3 de julho deste ano, sendo desconhecida do público, da mídia e dos órgãos de controle. Até a primeira quinzena de outubro, a única pesquisa divulgada foi essa de Marcolândia, o que chama ainda mais atenção.

Na última sexta-feira, 16 de outubro, o juiz da 27ª Zona Eleitoral de Luzilândia suspendeu a divulgação de pesquisa eleitoral deste mesmo instituto, atendendo pedido de tutela de urgência feito pela Comissão Provisória do PTB. Na decisão, o magistrado indicou 3 erros na pesquisa, e fixou multa diária de R$ 20 mil reais no caso de descumprimento da decisão.

Vários sites de notícia do estado fizeram matérias indicando que o referido instituto teria sido criado única e exclusivamente para divulgar resultados do PP, do senador Ciro e dos candidatos do partido dele, confundindo a opinião pública, criando pesquisas que não condizem com a realidade dos municípios e que têm apenas o interesse de criar uma falsa expectativa para atender os seus candidatos.


 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »